terça-feira, 28 de abril de 2009

Novo ranking de países inovadores


Olá

Tudo bem? A respeitada revista inglesa The Economist publicou recentemente um ranking avaliando as 82 economias mais inovadoras. Segundo o estudo, elaborado pela divisão de inteligência da revista, o Brasil caiu da 48ª para a 49ª posição, em relação há dois anos, quando foi analisado o período 2002-2006. Nesse ultimo biênio a a China, pulou da 59ª para 54ª colocação do índice, um avanço que o grupo esperava que fosse alcançado somente após cinco anos.

Segundo matéria sobre o relatório:

O relatório classifica como "impressionante" a melhora da China em tão pouco tempo e considera que esta subida responde aos esforços chineses em construir uma economia mais inovadora através de um forte investimento em pesquisa, desenvolvimento e educação.
No entanto, segundo o diretor da publicação a China terá que prestar atenção a fatores como "uma frágil proteção da propriedade intelectual, a restrição no fluxo de ideias científicas e excessiva burocracia".

Para elaborar o estudo, o grupo mede a inovação dos países em virtude do número de patentes concedidas nos diferentes países nações por parte das agências de patentes dos Estados Unidos, da União Europeia e do Japão, assim como o nível de pesquisa e desenvolvimento e da capacidade tecnológica da força de trabalho dos países.

A EIU espera ainda que os Estados Unidos caiam da quarta para a quinta colocação no período 2009-2013, inclusive porque seu relatório adverte que a atual crise econômica global afetará a capacidade inovadora de muitas economias.

1º Japão

2º Suíça

3º Finlândia

4º Alemanha

5º Estados Unidos

6º Taiwan

7º Suécia

8º Israel

9º Holanda

10º Dinamarca

49º Brasil

O que você acha desse raniking? Ele difere daquele de empreendedorismo que discutimos semanas atrás. No entanto, fica claro que o Brasil tem um caminho extenso a percorrer para se transformar numa das economias mais inovadoras do mundo. Alguns esforços tem sido feitos mas é preciso continuar.

Nenhum comentário: