terça-feira, 28 de julho de 2009
De volta aos trabalhos....adequação x inovação
Olá,
Tudo bem? Demoramos algum tempo mas estamos de volta.... O último mês foi uma correria na consultoria. Projetos e mais projetos. Na última semana participamos do 10o congresso internacional de gestão do PGQP em Porto Alegre e da Reunião Almoço da CICS em Canoas-RS abordando o tema da INOVAÇÃO. No primeiro, eu e Felipe Scherer ministramos um programa de open innovation. Mostramos que essa é uma alternativa viável para empresas de diferentes portes, setores e culturas. Tivemos o prazer de contar com a participação da Miriam Cechin da Silva, Gerente Geral da Banricoop Cooperativa de Crédito nossa cliente relatando sua experiência com o projeto "Idéias de Futuro" que já relatamos aqui no blog.
Na CICS apresentamos um panorama da inovação na crise a partir dos 7 mitos da inovação na crise. Tive o prazer de estar com o pessoal da Paviolli Massas e ser muito bem recebido.
Nessas andanças um tema tem me chamado atenção. Vemos que 3 aspectos minoram o desempenho da inovação nas empresas. Me aprofundarei num deles: as dificuldades de entendimento do conceito.
Lembremos: Inovação é a transformação de novas idéias em resultado.
Aplique o seguinte teste:
- é novo?
- traz resultado?
Quando realizamos programas de capacitação e consultoria a dúvida persiste.
- Qual resultado? Pra ser inovação deve ser um resultado expressivo seja ele econômico ou social.
- Novo em relação ao que? Em relação ao mercado claro.
Não basta ser novo para a empresa. Temos visto empresas que entendem que inovam quando elas adotam práticas que antes não utilizavam mesmo que tais práticas sejam amplamente difundidas nas demais empresas do mercado.
A isso nós chamamos de adequação. Inovação, seja um produto, processo ou prática de gestão deve ser comparada sempre com o mercado. Do contrário não é inovação mas equiparação.
Pense nisso!
Abs
Max
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ купить кино
для сайта innoscienceblog.blogspot.com
Postar um comentário