terça-feira, 10 de agosto de 2010

Inovação, Retaliação e Inovação Serial


Olá,

Tudo bem? Um dos produtos de maior sucesso recente é o netbook. Os netbooks são mini lap tops que foram criados em 2007 pela empresa taiwanesa Asus e a catapultaram a 5a posição mundial no ranking de computadores portatéis segundo o IDC.

Reportagem recente do Wall Street Journal publicada no Brasil pelo Valor Economico aborda a possibilidade da empresa seguir crescendo. A Asus acertou uma vez mas acertará novamente? Conseguirá se transformar em um inovador serial? E por que o netbook não garante uma vantagem competitiva sustentável para a empresa?

Os netbooks atualmente representam 12% do mercado global de PC's e começam a disputar espaço com smartphones mais poderosos como o iPhone e com os tablets, nova categoria popularizada a partir do iPAD da Apple. A Asus promete lançar em 2011 o Eee-Pad para concorrer nesse segmento. Segundo analistas "as novas engenhocas poderão ser importantes impulsionadores para a expansão dos lucros e das vendas nos próximos anos". O principal executivo da empresa garante que "terá muitos tipos diferentes de netbooks que ainda podem fornecer uma experiência melhor para o usuário". Segundo a matéria, em maio a empresa lançou netbooks com sistemas de som da Bang & Olufsen focando no segmento mais abastado do mercado. O Presidente do Conselho da empresa atesta que "ainda temos uma grande quantidade de inovação acontecendo" mas o mercado ainda precisa se certificar de que eles deixarão de ser um inovador de um capítulo para se transformar num inovador serial.

O caso apresente 3 aspectos interessantes em relação a gestão da inovação:

- a duração e tamanho da vantagem competitiva: depende diretamente facilidade de copia dos concorrentes. Quanto maior a intensidade e abrangência da inovação (inovação de modelo de negócios) menor a facilidade de cópia.

- a motivação para retaliar: A cópia depende da motivação para responder a inovação. A motivação deriva da ameaça. A Asus atacou num primeiro momento um nicho inexistente e lucrou com isso. No entanto, num segundo momento, muitos usuários de smartphones mas especialmente de lap tops migraram para os netbooks tirando os principais clientes das grandes empresas como HP, DELL, LENOVO, SONY...e até APPLE. Quanto optar por brigar com os grandes saiba que se você mirar em seus principais clientes eles não terão receio em responder. Se você mirar em clientes que não os interessam você terá tempo e tranquilidade para ganhar porte e escala.

- a capacidade de responder: envolve os recursos, processos e prioridades necessários para fazer o produto/serviço. Infelizmente para a ASUS o netbook não tem um processo produtivo, insumos, um canal de distribuição que rompa com o que as grandes empresas estão acostumadas a fazer. Dessa forma, tendo os processos, recursos e prioridades necessários para fazê-lo fica mais fácil executar a resposta.

Atualmente, ainda que tenha boa participação de mercado a Asus conta com a concorrência das grandes cabeça-a-cabeça. Agora resta inovar novamente!

Sua empresa inovou em alguma dimensão de seu modelo de negócio? E conseguiu repetir esse feito? Criar uma atmosfera para a inovação serial depende menos de gênios criativos e mais de processos, sistemas, estrutura, políticas e estratégia. É disso que vai depender o futuro da ASUS.


Abraços
Max

Nenhum comentário: