Olá,
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Inovação Aberta em Congresso de Inovação
Olá,
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
BRICNNOVATION na Philips
Olá,
WSJ: Aumentou a concorrência para obter crescimento dos mercados emergentes?
Gerard Kleisterlee: A corrida rumo aos mercados emergentes já existe há dez anos. A crise e a recessão, especialmente nos mercados dos países ricos, só ressalta essa tendência.O que começamos a ver é que, em muitos desses mercados emergentes, estão surgindo cada vez mais concorrentes [chineses] locais que se tornam líderes regionais ou querem competir em nível mundial.
WSJ: O que as empresas precisam agora fazer de diferente nos mercados emergentes?
Kleisterlee: Não é suficiente atender apenas às áreas metropolitanas. Na Índia e na China você precisa ter uma boa rede de distribuição na zona rural. Cada vez mais, nós, e também nossos concorrentes, estamos desenvolvendo produtos para esses mercados emergentes nesses mercados emergentes. Então não é um conceito europeu ou americano que é vendido na China ou na Índia, mas coisas que projetamos, desenvolvemos e produzimos localmente para o mercado local.
WSJ: Como seus gerentes estão executando essa estratégia nos mercados emergentes?
Kleisterlee: Para os mercados emergentes, temos cada vez mais responsabilidade local. Em geral, tentamos empurrar a responsabilidade para a base da organização e ter tudo que é necessário centralizado. Mas para os mercados emergentes temos feito isso ainda mais que para os mercados desenvolvidos.
terça-feira, 7 de setembro de 2010
BRICNNOVATION no Brasil Econômico
Olá,