Ao longo deste post vamos abordar as inovações da marca Barbie principalmente no que se refere às diferentes experiências que tem proporcionado ao consumidor.
MUSEU PARA TODAS AS GERAÇÕES
O espaço temático é separado em diferentes ambientes onde estão os vários grupos da boneca. Ao visitar o Museu, pude perceber um encontro de várias gerações apreciando a exposição. Avós, mães e filhas admirando as bonecas de suas épocas, relembrando momentos e acompanhando a evolução do produto.
A EVOLUÇÃO DO PRODUTO
Em um primeiro momento, a criação era de uma boneca com corpo de manequim que reflete a população economicamente privilegiada, assim, luxo e sofisticação são características marcantes da imagem da Barbie. A partir de então, novos modelos vão surgindo, acompanhando as novidades do mundo real e marcando momentos históricos.
Além das novas versões da Barbie, o mercado atenta às novas necessidades e desejos expostos pelas crianças, público consumidor das bonecas; a partir desta percepção, começam a surgir novos produtos com a marca Barbie e percebe-se a importância de manter um relacionamento, um contato com as pequenas clientes não apenas no momento da compra ou da brincadeira com a boneca.
EXPERIÊNCIAS DO CONSUMIDOR
Podemos fazer uma análise a partir de uma das dimensões do Radar da Inovação: Experiência do Consumidor. Segundo os autores da ferramenta, a inovação em Experiência do Consumidor é uma maneira de estreitar a relação com o cliente, considerando tudo que ele sente e experimenta quando interage com o produto.
O Museu com certeza é uma das maneiras de proporcionar às consumidoras uma experiência diferente, de aproximação entre o mundo real e imaginário. Além disso, várias lojas do shopping Iguatemi, local da exposição, aproveitam o momento para induzir o consumo dos vários produtos da marca, atraindo os clientes com as vitrines dedicadas ao tema.
Outra ação para despertar novas experiências no mundo da Barbie é através do site. No portal temático é possível viver realmente uma vida de Barbie. As internautas podem entrar no salão de beleza e criar looks personalizados para sua boneca; no ambiente quarto é possível decorar a casa da maneira que desejar tudo com se estivesse na companhia da boneca e de suas outras amigas.
Para as consumidoras, é incrível a sensação de proximidade com a Barbie, como se fizessem realmente parte do cenário da boneca que é sinônimo de beleza e elegância.
E você?! Que outras marcas você acha que têm proporcionado novas experiências a seus clientes?
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Natália Malta Alquati
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