quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Ecoimagination


Olá leitores,

Neste post abordaremos uma campanha de inovação aberta realizada por uma das maiores empresas do mundo, a General Eletric. A campanha que contou com a presença dos clientes foi deminimada Ecoimagination e teve o objetivo de atender às demandas dos seus clientes.

O Ecoimagination

Com o objetivo de atender às demandas de seus clientes por produtos com maior eficiência energética e promover o crescimento sustentável da empresa a GE criou o Ecoimagination.

Para trazer o público mais perto do projeto Ecoimagination, a GE promoveu o Desafio Ecoimagination, um concurso onde as empresas que criaressem soluções ecosustentáveis mais inovadoras seriam financiadas. E isto só foi possível graças a utilização do Software de Inovação da BrightIdea.

Os objetivos

Como principais objetivos, a GE traçou:
• investir, pelo menos, US$ 10 bilhões em soluções verdes até 2015;
• reduzir o consumo de água, por meio de soluções de reuso, em até 25%;
• continuar a expansão do portifólio de produtos e soluções verdes.
• reduzir, em 50%, as emissões de gases causadores do efeito estufa.

Os Resultados

Em junho de 2011, a General Eletric celebrou a final do Desafio Ecomagination, que teve duração de um ano, contando com alguns dos principais inovadores do mundo. Com mais de 75 mil participantes, o Ecomagination marcou um dos maiores desafios de inovação aberta na história, que quebrou recordes, e dezenas de empresas receberam ao total US$ 200 milhões para financiamento.

As ferramentas necessárias para a realização do Projeto

Ao tratarmos do assunto “captura de ideias de potencial inovador”, Innoscience Consultoria em Gestão da Inovação tem as cmpetências, ferramentas e tecnologia necessárias para desenvolver projetos de co-criação e programas de ideias como o projeto realizado pela General Eletric.

Tais projetos podem envolver fornecedores, clientes, público externo em geral e o público interno da organização, seja ela empresa, governo ou organização não governamental. Isso se dá através do know-how dos consultores, ferramentas confeccionadas pela Innoscience - aplicadas através de uma rigorosa metodologia e de um ponto de vista bem definido - e da utilização do Innovation Suite BrightIdea, o Software de Inovação adaptado a realidade das empresas brasileiras que tem capacidade de automatizar de forma completa todo o processo de inovação.

E você, caro leitor. O que acha que as empresas podem fazer para se tornarem cada vez mais sustentáveis? Dê sua opinião!

Acesse o site do Software de Inovação da Innoscience (www.softwaredeinovacao.com.br) e saiba mais sobre esta poderosa ferramenta de gerenciamento de projetos inovadores.

Abraços,

Márcio Harter