quinta-feira, 12 de novembro de 2009

"Nosso foco é inovação" - Alinhamento Estratégia e Inovação
























Olá,

Foi com a frase acima que o Presidente da MSD, empresa resultante da fusão da Merck com a Schering-Plough, Tadeu Alves, respondeu a Epoca Negócios sobre sua posição em relação aos genéricos.

Sem dúvida os medicamentos genéricos foram uma inovação de oferta e clientes, novos medicamentos, sem marca, que possibilitaram o consumo de clientes anteriormente desatendidos pelos medicamentos de maior valor dos grandes laboratórios.

No entanto, cada empresa tem uma estratégia e a inovação deve estar a serviço dessa estratégia.

Qual sua estratégia e qual o papel da inovação nessa estratégia? Para pensar....

Siga abaixo alguns destaques dessa entrevista.

abs
Max


EN – De que forma que o mercado brasileiro irá atuar? Há previsão de se investir mais na inovação científica local, na área de pesquisa clínica e desenvolvimento de novas drogas?
As duas empresas investem US$ 14 milhões em estudos clínicos por ano no Brasil. Existe quase 400 locais de estudos em desenvolvimento. Há uma preocupação constante em desenvolver e lançar produtos no país com estudos feitos localmente, voltados às necessidades dos brasileiros.

EN – Os genéricos já representam 18% do mercado brasileiro de medicamentos. A MSD deve investir nesse mercado?
Não, definitivamente não. Essa é uma área que já estudamos. Mas, preferimos continuar a investir em nossa área de competência. Genérico é um segmento do mercado, é commodity. O foco principal da MSD é inovação científica e não genéricos, que são commodities. Sendo muito sincero, nós não somos bons nisso. Estamos mais dirigidos para a ciência.

EN - Quais são os ganhos imediatos da MSD com a fusão?
Com a fusão, até 2011, devemos gerar US$ 3,5 bilhões em economia anual com a consolidação de setores como pesquisa, indústria, administração e marketing das duas empresas. E, com isso, podemos crescer no mercado.

EN - Qual é o desafio do Brasil no mercado farmacêutico?
Sem dúvida, o acesso aos medicamentos. Há uma parcela que não consegue comprar os medicamentos. Isso melhorou, mas ainda há um grande desafio de fazer com que esses medicamentos inovadores cheguem a essa parcela que não tem acesso. Para isso, estamos fazendo parcerias com outras empresas, com o governo (público-privada) e com médicos.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Gestão da Inovação na Prática - Repercussões



Olá,

Tudo bem? Estamos muito felizes! O livro Gestão da Inovação na prática www.inovacaonapratica.com.br está tendo enorme repercussão na imprensa especializada como HSM, Jornal do Comercio, ZH, Bandeirantes entre uma série de blogs de negócios que gostaríamos de agradecer!

Anexo algumas dessas notícias.

Semana passada estivemos conhecendo o pessoal da VOCE S/A, Brasil Economico, Valor Economico, Época Negócios e Revista Amanha. Apresentamos o livro e contamos sobre nossas experiências na gestão da inovação. Foi muito interessante conhecer o outro lado de quem se relaciona com inúmeros empresários de diferentes negócios e setores. Fantástico!

Essa semana o Felipe vai palestrar no Conresso da Qualidade do SINDUSCON-RS em Porto Alegre. Eu recém cheguei de uma palestra no curso de GIL - Gestão para Inovação e Liderança na UNISINOS a convite da Prof. Janaina Ruffini. Foi super legal discutir com a galera da graduação. Gostei muito. Senti que eles tem um entendimento da inovação bem acima da média dos demais cursos! Ponto pra Unisinos que inovou nesse mercado nacionalmente.

Estamos esperando a sexta feira e o evento de lançamento na cultura do Boubon Country - Porto ALegre - RS as 19hs.

Apareçam!

Abs
Max

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Aumenta investimento em inovação


Olá,

Tudo bem? Voltamos a discussão de noticias do universo da inovação aqui no Blog. Temos investido bastante tempo no lançamento do livro Gestão da Inovação na Prática, www.inovacaonapratica.com.br!!! Os resultados tem sido muito animadores!
No entanto, nossos olhos permanecem atentos a novas notícias e movimentos do mundo da inovação. Essa semana destacamos uma notícia publicada no Portal da Revista Epoca Negócios que aborda o crescimento do investimento em P&D por parte das empresas brasileiras.

Transcrevemos parte da matéria abaixo. Para leitura na integra http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI102121-16364,00-GASTOS+COM+INOVACAO+CRESCEM+NA+CRISE.html

Gastos com inovação crescem na crise
As empresas brasileiras gastaram 18,7% a mais em P&D em 2008, frente às despesas com o setor em 2007
Por Época NEGÓCIOS Online

Mesmo em meio à recessão mundial, as mil empresas de capital aberto que mais gastam em pesquisa e desenvolvimento (P&D) ao redor do globo aumentaram em 5,7% seus investimentos na área em 2008, em relação a 2007. Já no Brasil, as companhias listadas gastaram 18,7% a mais , segundo pesquisa anual de investimentos globais em inovação realizada pela consultoria Booz & Company.

No ano passado, as mil empresas analisadas investiram US$ 532 bilhões em P&D. No entanto, a alta foi um pouco inferior à média dos cinco anos anteriores, de 7,1%. O faturamento das companhias respondeu aos investimentos, crescendo 6,5% no período e alcançando US$ 15 trilhões, mas ficou abaixo dos 8,6% de anos anteriores. Os gastos com inovação continuaram representando 3,6% da receita.

No Brasil, Embraer, Petrobras e Vale gastaram US$ 2,2 bilhões no desenvolvimento de produtos e processos, montante 18,7% superior ao de 2007. A mineradora investiu 48,4% a mais, o equivalente a US$ 1,1 bilhão. A Petrobras manteve o gasto estável em US$ 929 milhões, enquanto a Embraer reduziu o investimento em inovação em 17,7%, para US$ 107 milhões.

Com o desempenho, as companhias nacionais responderam por 0,41% de todo o investimento privado em inovação no mundo em 2008. O faturamento das empresas brasileiras alcançou US$ 161,9 bilhões, 21,2% a mais do que em 2007. De acordo com a pesquisa, entre os Brics, o Brasil ficou atrás apenas da China, que investiu US$ 2,7 bilhões. Das mil companhias analisadas pelo estudo, quatro eram da Índia, 15 da China e duas da Rússia.


E a sua empresa? Aumentou ou reduziu investimentos?
Nossa experiência mostra que investir mais não é sinônimo de investir melhor. A produtividade da inovação depende da habilidade em gerenciar as quatro fases da cadeia de valor da inovação: idealização, conceituação, experimentação e implementação.
Pense nisso!

abs
Max

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Convite para Lançamento



























Gostaríamos de convidar todos clientes, amigos, parceiros e participantes da comunidade do Innoblog para o evento de lançamento do livro Gestão da Inovação na Prática.

ONDE: Livraria Cultura Bourbon Country

QUANDO: 13/11 – sexta feira

HORÁRIO: 19 as 21hs

abs
Max

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Conheça o Inovação na Prática

Olá,

Entrou "no ar" hoje o Inovação na Prática www.inovacaonapratica.com.br hotsite do livro que estamos lançando. Estaremos recebendo opiniões, sorteando livros, disponibilizando o 1o capítulo para download e muito mais!!! Vale conferir!

Apareçam!

abs
Max

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O Livro Chegou!


Olá,

Tudo bem? É com enorme satisfação que anunciamos o lançamento do livro Gestão da Inovação na Prática de nossa autoria!

A Ed. Atlas já disponibilizou o livro para venda em seu site no endereço. Obrigado!

Em breve estará no ar o hotsite do livro e iremos divulgá-lo aqui no Blog!

A todos que nos auxiliaram nessa caminhada nosso muito obrigado.

Para compras http://www.editoraatlas.com.br/Atlas/webapp/detalhes_produto.aspx?prd_des_ean13=9788522456154

abs
Max e Felipe

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Quer ser um profissional inovador?

Olá,

Tudo bem?

Não há inovação sem inovadores. Recentemente, o Felipe Scherer colaborou, com uma reportagem do Portal do Administrador onde explorou a inovação nas empresas e a necessidade, cada vez mais intensa, de um profissional com perfil inovador no mercado de trabalho.
A reportagem conta com “Sete dicas para o profissional se tornar inovador” e com o “Passo a passo para o processo de criação dar certo e virar uma inovação”.


Confira em: http://www.administradores.com.br/noticias/quero_ser_um_profissional_inovador/25977/

Abs,
Max