sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Tecnologia e Modelo de Negócio


Olá,

Tudo bem?
Quais as principais inovações do sécuclo XX? O avião? Automóvel? Celular? Internet?
Ou seriam o Google, Amazon, Apple, Natura, Gol?
Escrevemos uma coluna hoje para o jornal Brasil Economico abordando as inovações tecnológicas, a possibilidade de geração de vantagem competitiva a partir das novas tecnologias e a necessidade de combinar essas tecnologias em modelos de negócios inovadores.
Você sabe o que é um modelo de negócio? O twitter está querendo encontrar o seu! Ainda não o fez. Vale a leitura da coluna!
A partir desse mês estaremos colaborando de maneira contínua como colunistas do jornal Brasil Economico! Uma honra para a Innoscience. Mensalmente eu e Felipe estaremos compartilhando nossas experiências como consultores na área de gestão da inovação na coluna Tecnologia e Inovação as sextas-feiras.
Contamos com a leitura de toda comunidade do blog!
abs
Max

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Cisco lança segundo I-prize

Olá!
Logo após a publicação da 7ª edição do nosso Correio da Inovação, em que trouxemos como Case do Mês a iniciativa da Cisco de open Innovation, o Cisco I-prize, foi lançada a segunda edição do programa de inovação, um 2º I-prize.


A solução, assim como na primeira edição, foi fornecida pela BrighIdea, líder mundial em softwares de gestão da inovação e parceira exclusiva da Innoscience no Brasil.
Vale a pena conhecer melhor a iniciativa da Cisco através da reportagem de Priscilla Ferreira, que segue abaixo:

Cisco lança 2º I-Prize de Inovação Global para encontrar a próxima idéia de 1 bilhão de dólares

O desafio incentiva a colaboração mundial entre empreendedores para desenvolver novos negócios

A Cisco anuncia o lançamento do segundo concurso I-Prize, uma competição de inovação, global e aberta, em que empreendedores podem colaborar e enviar suas propostas com potencial para ser a próxima idéia de negócio de um bilhão de dólares da Cisco. Seguindo o sucesso da competição de 2009, que contou aproximadamente 2,5 mil inscritos, os pensadores inovadores deste ano terão acesso a um portfólio ainda mais abrangente de soluções de colaboração da Cisco®, que poderá ser usufruído à medida que participantes do mundo inteiro compartilham suas idéias entre si. A equipe vencedora terá direito a um prêmio em dinheiro de US$ 250 mil.

Detalhes do concurso:

As idéias a serem enviadas devem se encaixar em uma dessas quatro categorias:

O futuro do trabalho: Usar o poder da rede para reunir clientes, fornecedores e associados para propor soluções que mudarão o modo como as empresas e organizações fazem negócios.

A vida conectada: Descrever avanços tecnológicos que aprimorarão significativamente as condições de vida e cultura. Essa categoria exigirá a visualização de uma vida natualmente conectada.

Novos modos de aprender: Criar soluções inovadoras que transformarão quando, onde e como as pessoas aprendem.

O futuro do entretenimento: Delinear soluções de próxima geração que mudarão o modo que as pessoas se divertem.

Os participantes do desafio I-Prize terão acesso às seguintes soluções de colaboração da Cisco, que podem ajudar a derrubar barreiras de comunicação associadas à inovação global:

Cisco Show and Share, uma comunidade social de vídeo na qual os participantes do desafio podem gravar, editar e compartilhar vídeos; comentar, classificar e marcar conteúdo interessante; e usar tradução de fala para texto para fácil busca e visualização em vídeo.

Cisco Pulse, uma plataforma de pesquisa que marca conteúdo de forma dinâmica à medida que atravessa a rede, permitindo que os participantes localizem com precisão e tenham rápido acesso aos melhores especialistas e informações disponíveis sobre um tema específico.

Cisco WebExTM, uma plataforma de reunião online para áudio e conferência via Web que permite aos usuários compartilhar documentos e desktops em tempo real.

Cisco TelePresenceTM, uma experiência de reunião virtual imersiva que combina tecnologias inovadoras e interativas de vídeo e áudio em tempo real para oferecer às pessoas em localizações globais distintas uma ampla variedade de experiências de colaboração frente a frente.

Os participantes do I-Prize também terão acesso a uma plataforma de gerenciamento única, capacitada por Spigit, que permite aos participantes comprar e vender idéias em um mercado aberto. O mercado de idéias permite que os participantes do desafio estabeleçam o valor de suas idéias através de negociações. A participação em idéias é comprada com moeda virtual concedida aos participantes com base no valor de suas contribuições na plataforma.

As contribuições serão avaliadas de acordo com os critérios de julgamento definidos nos termos e condições, incluindo negócios e inovação tecnológica da proposta inscrita. Todas as inscrições devem usar a rede IP como uma plataforma.

Para obter mais informações sobre as regras do desafio e os formulários de inscrição, visite http://www.cisco.com/iprize.

Citações de Apoio:

“A competição I-Prize da Cisco tem obtido muito sucesso em ajudar a Cisco a gerar novas idéias de negócios no mundo inteiro, em diversas indústrias interessantes", disse Marthin De Beer, vice-presidente sênior do Grupo de Negócios de Tecnologias Emergentes da Cisco. “Com o desafio dessa ano, aprimoraremos a eficácia e a velocidade da inovação para os participantes usando novas formas de soluções de colaboração em vídeo de modo a romper barreiras associadas à distância e ao tempo, um passo crítico na evolução dos modelos de inovação global”.

Tags / Palavras-chave:

Cisco, inovação, competição, tecnologias emergentes, colaboração, vídeo, TelePresença e WebEx.

Sobre a Cisco

A Cisco (NASDAQ: CSCO) é líder mundial em redes que transformam a maneira como as pessoas se conectam, comunicam e colaboram. Informações sobre a Cisco podem ser encontradas em
www.cisco.com/br.
Abs,
Max.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Exemplo das Campeãs


Olá,

Estivemos no evento Campeãs da Inovação da Revista Amanhã. Foi muito interessante. Formato ótimo. Bom conteúdo, especialmente a palestra da Marcopolo! Tivemos a possibilidade de divulgar o teste de perfil de inovador publicado pela revista e de apresentar o livro Gestão da Inovação na Prática

Coloco uma foto nossa no evento!

Também recomendo acessar a reportagem sobre o evento! Muito boa!

Nosso agradecimento a toda equipe da Revista Amanhã, Jorge Polidoro, Felipe, Eugenio, Andreas e Mastrangela!

Pra não perder o hábito: O segundo mês do ano já se foi! Como andam suas iniciativas de inovação?

Nós estamos preparando uma série de novidades pra 2010! A próxima edição do Correio da Inovação está no forno! Preparem-se!

SDS ESPECIAIS
Max

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Campeãs da Inovação


Olá,

Tudo bem? Na próxima semana 9/fevereiro a Revista Amanhã realiza o já consagrado evento Campeãs da Inovação. Não apenas recomendamos o evento como estaremos lá com nossa equipe! É uma ótima oportunidade para ter contato com as empresas inovadoras, ouvir seus executivos e conhecer os profissionais do meio!
Para se inscrever basta acessar
Falaremos mais sobre o evento antes e depois do mesmo!
Aguarde!
abs
Max

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Inovadores da Década

Olá,

Tudo bem? O tempo voa... já é hora de analisar a primeira década desse milênio. Em se tratando de inovação foi uma década muito significativa. O tema ganhou corpo, atenção e forma. Para nós foi a década da criação, instrumentalização e refinamento da INNOSCIENCE. Mas deixemos de olhar pra nós mesmos afinal isso não é próprio dos inovadores. Olhemos para os inovadores. Quem foram os inovadores da década?

O consultor Scott Anthony fez essa pergunta. Quem foram os inovadores de ruptura da década? Mais de 3000 pessoas responderam em seu blog. Os resultados estão abaixo:

Grandes Empresas de Alta Tecnologia:
Vencedor: Apple
Finalistas: Cisco Systems, Hewlett Packard, IBM, Microsoft e Dell.

Grandes Empresas:
Vencedor: Wal-Mart
Outros citados: Verizon, Dow Corning, General Electric, Goldman Sachs, Ford

Empresas Emergentes:
Vencedor: Google
Outros Finalistas: Amazon, eBay, Research in Motion, Facebook, Netflix

Infelizmente, todas as empresas acima, tudo bem o blog do cara é em Inglês e no site da Harvard Business Review, são baseadas nos EUA.

Agora façamos outro exercício:

Quem serão potenciais inovadores em 2020?

Quais os setores receberão maior atenção?

Qual a participação de empresas de China, Braisl e India na relação de 2020?


Aguardamos suas respostas!

abs
Max

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Quem é o maior inovador sistêmico da atualidade?


Olá,

tudo bem? Seguimos nossa batalha pelo domínio da inovação! Mas por que inovar? Para criar negócios que se desenvolvam, tenham crescimento, gerem resultados acima da média e dificultem a imitação dos concorrentes. Não é inovar por inovar. Se fosse possível ganhar dinheiro, fazer o negócio crescer e conter os concorrentes sem fazer nada aposto que muitos ficariam felizes sem fazer nada. Mas a dinâmica de mercado atual não funciona assim.
Recentemente a Business Week comparou dois dos maiores inovadores da atualidade. O Google e a Apple. Por sinal a Apple deve lançar na próxima semana o "tablet", iSlate ou iPad que promete recriar o negócio de e-readers e netbooks. O Clemente Nobrega, colunista da Epoca Negócios traduziu o quadro, abaixo, que a Business Week publicou. Gostei e resolvi compartilhar com nossa comunidade. E pra você, quem é a empresa mais inovadora sistêmico da década? A Apple? O Google? Por que?
Mande suas respostas! Nos siga no Twitter!
abs
Max

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Qual o meu modelo de negócio?


Olá,

Tudo bem? Muito tem se falado em modelo de negócio. Uma definição clara e simples é de Markides. Segundo ele o modelo de negócios é a resposta a três perguntas básicas: O que ofertamos aos nossos clientes? Quem é o nosso cliente alvo? Como nos estruturamos para fazer isso e ganhar dinheiro?
Para Christensen o modelo de negócios é composto de Proposta de Valor ao Cliente (o que ofertamos e pra quem), Modelo de Lucro (como geramos receita, margens e custos), Recursos (conhecimentos, ativos) e Processos (fluxos de atividades).
Hoje vimos uma matéria sobre o Twitter um dos maiores fenômenos recentes da web no BrasilEconomico informando que estavam selecionando profissionais para auxiliar na "monetização" da ferramenta. Ora bolas mas afinal de contas o que isso? Reproduzo parte da matéria abaixo:

Twitter abre vagas para transformar "tweets" em dinheiro
Brasil Econômico - Por Alexei Oreskovic/Reuters

O Twitter, serviço de microblogs muito popular mas ainda deficitário, está contratando engenheiros e especialistas que ajudarão a tirá-lo do vermelho.
A empresa de Internet criada há dois anos e meio atrás, cujas mensagens curtas de texto, ou "tweets", se tornaram um fenômeno mundial das redes sociais, está montando uma equipe cujo foco será a geração de receita, com uma linha de produtos ainda não lançados, a julgar pelos anúncios de empresa no site do Twitter.
Entre as 26 vagas anunciadas no site do Twitter, quatro são identificadas especialmente como dedicadas à "monetização". Fechar acordos de licenciamento é a tarefa primária para duas outras vagas.
"O Twitter está em busca de novos membros para a nossa equipe técnica a fim de trabalhar em projetos avançados de monetização", afirmam diversos dos anúncios.
"A empresa iniciou uma fase na qual monetização importa. Eles estão acelerando esse lado", disse uma fonte próxima ao Twitter que não quis que seu nome fosse mencionado com relação a qualquer discussão das finanças da empresa.
"Eles sabem que estão aqui em longo prazo, agora, de modo que precisam acionar os motores da monetização", disse Jeremiah Owyang, analista do Altimeter Group.
Nos avisos de vagas de emprego no Twitter há um que busca um gerente de marketing de produto que se dedicará a "atrair usuários corporativos que entendam o valor do Twitter".


Na prática é o seguinte: Eles não tem uma fórmula de lucro. Não tem geração de receitas. Interessante como algumas ideias ganham espaço, difusão mas não necessariamente trazem resultados e lucro para a empresa. As inovações são as grandes ideias que tem também uma forma de ganhar dinheiro. Do contrário são invenções! Parece-nos que o Twitter vai precisar mais do que de alguns engenheiros e um marketeiro para gerar resultado. Vai ter que conseguir montar uma fórmula de lucro.

Abs
Max