segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Qual o meu modelo de negócio?


Olá,

Tudo bem? Muito tem se falado em modelo de negócio. Uma definição clara e simples é de Markides. Segundo ele o modelo de negócios é a resposta a três perguntas básicas: O que ofertamos aos nossos clientes? Quem é o nosso cliente alvo? Como nos estruturamos para fazer isso e ganhar dinheiro?
Para Christensen o modelo de negócios é composto de Proposta de Valor ao Cliente (o que ofertamos e pra quem), Modelo de Lucro (como geramos receita, margens e custos), Recursos (conhecimentos, ativos) e Processos (fluxos de atividades).
Hoje vimos uma matéria sobre o Twitter um dos maiores fenômenos recentes da web no BrasilEconomico informando que estavam selecionando profissionais para auxiliar na "monetização" da ferramenta. Ora bolas mas afinal de contas o que isso? Reproduzo parte da matéria abaixo:

Twitter abre vagas para transformar "tweets" em dinheiro
Brasil Econômico - Por Alexei Oreskovic/Reuters

O Twitter, serviço de microblogs muito popular mas ainda deficitário, está contratando engenheiros e especialistas que ajudarão a tirá-lo do vermelho.
A empresa de Internet criada há dois anos e meio atrás, cujas mensagens curtas de texto, ou "tweets", se tornaram um fenômeno mundial das redes sociais, está montando uma equipe cujo foco será a geração de receita, com uma linha de produtos ainda não lançados, a julgar pelos anúncios de empresa no site do Twitter.
Entre as 26 vagas anunciadas no site do Twitter, quatro são identificadas especialmente como dedicadas à "monetização". Fechar acordos de licenciamento é a tarefa primária para duas outras vagas.
"O Twitter está em busca de novos membros para a nossa equipe técnica a fim de trabalhar em projetos avançados de monetização", afirmam diversos dos anúncios.
"A empresa iniciou uma fase na qual monetização importa. Eles estão acelerando esse lado", disse uma fonte próxima ao Twitter que não quis que seu nome fosse mencionado com relação a qualquer discussão das finanças da empresa.
"Eles sabem que estão aqui em longo prazo, agora, de modo que precisam acionar os motores da monetização", disse Jeremiah Owyang, analista do Altimeter Group.
Nos avisos de vagas de emprego no Twitter há um que busca um gerente de marketing de produto que se dedicará a "atrair usuários corporativos que entendam o valor do Twitter".


Na prática é o seguinte: Eles não tem uma fórmula de lucro. Não tem geração de receitas. Interessante como algumas ideias ganham espaço, difusão mas não necessariamente trazem resultados e lucro para a empresa. As inovações são as grandes ideias que tem também uma forma de ganhar dinheiro. Do contrário são invenções! Parece-nos que o Twitter vai precisar mais do que de alguns engenheiros e um marketeiro para gerar resultado. Vai ter que conseguir montar uma fórmula de lucro.

Abs
Max

Um comentário:

Florynar Dickel disse...

Parece que não importa se um negócio é ultra, mega, super moderno a lógica é a mesma daquele armazém que todos conhecem perto da nossa casa, ou seja, TEM QUE DAR LUCRO!!!!!