quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Cuidado com o uso das palavras....


Olá,

Tudo bem? Chegamos a 110 seguidores no twitter.com/innoscience_ Muito obrigado pela confiança! Indique pros seus amigos!
Bom, queria relatar algo que tem nos preocupado. Tudo é inovação. Olhe a sua volta. Cada vez mais a palavra inovação está presente em anúncios de negócios muito ou pouco inovadores. As agências de publicidade e os marketeiros perceberam que a palavra "cola" e a estão colando em todo e qualquer lugar.
Eu e Felipe fomos visitar um cliente em Campo Bom cidade perto de Porto Alegre-RS. Nesse trajeto de ida e volta vimos 8 empresas assinando inovação em outdoors, painéis e outras mídias. Negócios tão diversos quanto uma transportadora de valores num caminhão todo estragado até empresa de prestação de serviço de limpeza. Mas a pergunta que fica é: Serão empresas inovadoras? Em que?
Assim como foi à época da Qualidade, atualmente, todos querem ser inovadores. No entanto, ao invés de inovar essas empresas preferem colocar a palavra inovação logo abaixo de suas marcas. Infelizmente não passam por um exame mais criterioso sobre suas práticas de inovação. Na verdade nem tem nenhuma prática de inovação.
Adianta prometer inovação e não entregar? Claro que não. Os consumidores hoje pesquisam antes e se manifestam depois de comprar. A escolha de um posicionamento mercadológico deve ser precedida da análise das competências da empresa, do comportamento dos consumidores e do posicionamento dos concorrentes. Se a empresa for inovadora, os concorrentes não forem e o consumidor exigir inovação, adotar a inovação como posicionamento pode ser um bom caminho.
Do contrário serão palavras ao vento!
Quer inovar? A gente sabe como. Participe da nossa comunidade. Mande fotos e anúncios de empresas que colocam a inovação abaixo de suas marcas como posicionamento. Prometemos postar aqui no blog as melhores!
abs
Max

Nenhum comentário: