terça-feira, 1 de julho de 2008

O Erro que deu Certo


Olá,

Tudo bem?

Você sabe que os projetos com alto potencial inovador compartilham um conjunto de características interessantes. Entre elas está o nível de incerteza sobre os resultados, desvios e riscos de sua realização. A tática do plano perfeito nem sempre funciona quando tratamos de inovações, então, o que fazer?
Aprender. Ampliar o entendimento das questões críticas, medir um conjunto reduzido de premissas estratégicas para tentar reduzir o risco e encontrar o modelo definitivo o mais breve possível.
O caso da Locaweb que começou como um site de comercio eletrônico entre empresas do setor têxtil e acabou como a principal empresa de hospedagem do Brasil evidencia que determinadas ações empreendedoras podem abrir oportunidades futuras nunca imaginadas.

O importante é fazer isso no menor tempo e custo possível de modo gerenciado.

Abs
Max


Idéia nasceu de projeto anterior malsucedido
Até um ano antes de fundar uma empresa para oferecer hospedagem e criação de sites, Claudio Gora não fazia a menor idéia do que significava o "www" que via estampado nos ônibus que cruzavam as ruas de San Diego (EUA), onde viveu uma temporada durante o ano de 1996. Foi Gilberto Mautner, engenheiro formado pelo Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), que fez a cabeça do primo para que voltasse ao Brasil para tentar a sorte na internet.
Juntos, compraram um servidor que ficava hospedado em um centro de dados na Califórnia e lançaram o Intermoda, um site que seria usado para promover o comércio eletrônico entre empresas do setor têxtil. Contava a favor do plano o fato de o pai de Claudio, Michel Gora, atuar há anos no ramo, com uma fábrica e uma loja de roupas. A experiência, porém, foi um fracasso.
Depois de quatro meses, o jeito encontrado para pagar as despesas foi alugar o servidor dos EUA para outros negócios que começavam a entrar na internet. Ali nasceu a idéia de montar a Locaweb. Entusiasmado, Claudio Gora voltou a procurar o pai, dessa vez para levantar um empréstimo. Conseguiu obter R$ 30 mil de Michel Gora. "Ele diz que foi mais, mas não foi não", brinca Gilberto Mautner. "O senhor Michel foi nosso investidor anjo."
De lá para cá, dizem os sócios, a Locaweb nunca mais recebeu recursos externos para tocar suas operações. "Foi o único aporte que tivemos até hoje", comenta Claudio Gora. Hoje, de acordo com o relatório HostMapper, que elabora um ranking com as 50 maiores companhias de hospedagem de sites do país, a Locaweb segue na liderança do setor. Em maio, a empresa detinha 18,11% do mercado nacional de hospedagem. As rivais mais próximas detêm participações de 5,13% e 1,8%, respectivamente.
A empresa, que fechou o ano passado com lucro líquido de R$ 13,3 milhões, tem aproximadamente 400 funcionários. Cerca de 100 deles estão dedicados às atividades de pesquisa e desenvolvimento de novos serviços, como o PABX virtual, uma tecnologia que substitui os tradicionais ramais telefônicos por ligações via internet.
Michel Gora, depois de tantos anos dedicados à sua fábrica de roupas, acabou abandonando os negócios do setor têxtil para aceitar um cargo na companhia de internet. "Ele trouxe a gestão de negócios que faltava para nós", afirma Mautner. Hoje, o senhor Michel atua como presidente do conselho da Locaweb.
Fonte: Valor Econômico

10 comentários:

Anônimo disse...

Aceitar o erro é uma dificuldade dentro das empresas, principalmente em setores mais maduros, de baixa tecnologia. Acho que isso deveria ser trabalhado em um programa de inovação.

Anônimo disse...

Concordo que o erro não é facilmente aceitado nas empresas, mas isso é especialmente mais forte aqui no Brasil, onde não temos uma cultura de correr riscos. é só observarmos onde a grande parte da populaçao investe seu dinheiro: na poupança! Talvez com a globalização as coisa comecem a mudar e as empresas inovem mais.
abraço,
Carlos Miguel

Anônimo disse...

acho que duas lições que ficam do caso da Locaweb são: aceitar que às vezes temos que abortar uma idéia para transformá-la em outra de sucesso e não desistir, indo até o fim.

Anônimo disse...

grande parte dos empresários brasileiros não estão dispostos a correr riscos. falta visão estratégica para a maioria. aqueles que tem se destacam, como no caso apresentado.

Anônimo disse...

isso é mais ou menos como no esporte: só faz o gol quem chuta, só marca de 3 que arremessa... todos os craques já erraram um penalty e o mesmo vale para a inovação. Só acerta quem tenta e quem tenta corre o risco de errar...

Anônimo disse...

concordo que a questão do erro é cultural do brasileiro... mas também acredito que tenha a ver com a mentalidade de gestão que foi incutida na nossa cabeça durante anos: não podemos errar!

Anônimo disse...

esse é o ponto mesmo, ninguém pode errar em lugar nenhum. começa na escola e segue nas empresas.
acredito que essa mudança de paradigma deve vir da alta gestão para ser "comprada" por todos colaboradores.

Anônimo disse...

esse caso mostra também a importância do papel exercido pelos investidores anjo.

Anônimo disse...

não adianta errar e não aprender! Acredito que o que falta é o aprendizado pós erro...

Anônimo disse...

é curioso falaram em "erro". quem conhece a estoria da localweb sabe que é mais oportunismo e falta de ética. sempre se aproveitaram dos funcionarios. em 2007, o cara que criou praticamente tudo de tecnologia da empresa e era "amigo" do gilberto saiu, sem reconhecimento nenhum e sem explicacao. nao é a toa que a qualidade de servico despencou e o cara foi para a concorrencia fazer melhor.