terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Gestão da Experimentação facilita a Inovação



Ao longo de nossas discussões temos ressaltado a importância de dominar o processo de inovação para diminuir sua variabilidade. O processo de inovação pode ser dividido em 4 grandes elos: Idealização, Seleção de Experimentos, Desenvolvimento e Implementação. As empresas têm destinado muito atenção aos dois elos do extremo da cadeia, idealização e implementação. Contudo, muitas das dificuldades de implementação decorrem de falhas na seleção de exeperimentos e desenvolvimento
É na fase de desenvolvimento que reside a oportunidade de aprendizado pré-implementação. A experimentação, um processo estruturado, sistemático de tentativa-e-erro é o meio pelo qual o gestor pode melhorar sua abordagem com a inovação antes de levá-la ao mercado em definitivo. Lidar com tranquilidade com a incerteza, quebrar perspectivas convencionais e fazer gestão estratégica diária são aprendizados que um caso da Coca Cola sugere.
Em matéria do Jornal Valor Económico a Coca Cola Guararapes descreve uma iniciativa de grande potencial a partir de um novo canal de distribuição, a chamada inovação de presença (12 Tipos de Inovação).
Desde novembro, uma Kombi da empresa visita os bairros populares do Recife vendendo uma Coca-Cola por R$ 1,89. um litro de refrigerante mais o vasilhame. Quando for comprar novamente, o consumidor enche a garrafa de vidro por R$ 1,39. Um programa de rádio da própria Coca-Cola voltado para as mulheres anuncia de segunda-feira a sábado os bairros pelos quais o carro passará, além de dar receitas e dicas de cuidados com a casa durante uma hora. Segundo informou o jornal a Coca Cola deve ampliar essas iniciativas a fim de atender melhor a Classe C tendo, inclusive, criado um grupo de estudos para o tema.
Iniciativas como essas demandam novas perspectivas.
Quem pensaria numa Rádio da Coca Cola? Ou um caminhão atendendo individualmente?
Iniciativas como essas são melhor gerenciadas com experimentação já que a incerteza é marcante em tais movimentos como afirma Catharina Ferreira, gerente de marketing da Coca-Cola Guararapes "Por enquanto, o que sabemos é que existe um caminho. Cada vez mais é preciso se reinventar para atender melhor a classe C" . Fica claro que a empresa não exigiu um plano detalhado e definitivo sobre a questão. Também pode-se perceber a naturalidade com que a executiva trata dessa incerteza, algo pouco comum na gestão de projetos convencionais.
Outro aprendizado interessante do case da Coca Cola Guararapes é que a gestão da estratégia dos experimentos precisa ser monitorada diariamente ao contrario das revisões anuais e semestrais dos planos estratégicos convencionais. No caso da Coca Cola, por exemplo, o veículo deveria ficar na rua por quatro horas, mas tem retornado à fábrica da Coca-Cola Guararapes, engarrafadora para Pernambuco e Paraíba, mais cedo. As 200 garrafas ofertadas têm acabado em metade do tempo.
Ninguém sabe se a nova iniciativa da Coca Cola Guararpes irá se transformar numa inovação de presença. No entanto, é possível perceber que a empresa está abordando a questão com perpsectivas abertas, naturalidade com a incerteza e gestão “real time” do experimento.
Como é encarada a experimentação na sua empresa? Compartilhe com nossa comunidade para desenvolvermos a capacidade de gestão do processo de inovação da idealização à implementação, mas não esquecendo da experimentação.

Abs
Max

7 comentários:

Anônimo disse...

muito interessante essa iniciativa!
acredito que eles estão gerenciando muito bem!

abs

Unknown disse...

Está sendo implantada na empresa que trabalho Lolybalas, a degustação aos clientes. Está dando que 5,4% dos consumidores que provam, compram. Alguém tem dados sobre o resultado de degustação?

Anônimo disse...

nao tenho dados de degustação mas acredito muito na participação dos clientes no desenvolvimento de produto. lembro apenas daquele case que todos escolheram a New Coke mas quando ela foi vendida não vendeu nada....

Unknown disse...

Não conheço este caso. Onde posso saber o caso da New Coke?

Anônimo disse...

é um caso famoso no qual as pessoas diziam que preferiam o sabor da NEW COKE (ao serem questionados sem saber do que se tratava) mas ao ir a mercado ela naufragou por questões relacionadas a marca que "influenciam" avaliação dos consumidores... acredito que pesquisando na internet voce encontra...

Anônimo disse...

também acho fundamental a participaçao dos clientes no desenvolvimento de novos produtos. uma técnica muito utilizada sao os grupos focais...

Caio disse...

Max, mais um excelente POST! Parabens!!!
Ainda falta algo para alcancarmos a co-criacao com clientes (de Prahalad), onde as empresas proveem a plataforma que a sustente, porem a iniciativa da Coca-Cola ruma nesse sentido.
Fiquei muito curioso para ler a noticia no Valor Economico. Voce pode por gentileza dizer o dia que saiu?
Eu criei uma metodologia para avaliarmos o nivel de maturidade em gestao da inovacao das empresas, procurando colocar todos os conceitos que tenho conhecimento.
Caso queiram conhecer, ficarei honrado em receber feedbacks:
http://sucessopelainovacao.blogspot.com/
(noticia IMMI)
Abs,
Caio.