sexta-feira, 30 de abril de 2010

Inovação Disruptiva no Mercado de Corretoras de Ações



Olá,

Tudo bem?

Você é um investidor? Já investiu em ações? Essa prática tão comum em vários países ganha mais e mais adeptos no Brasil. Nos últimos anos com o avanço da estabilidade econômica, da tecnologia da informação e redução das taxas de juros aliada a consolidação do mercado de capitais brasileiro uma parcela significativa da população decidiu ir a Bolsa comprar e vender ações como forma de maximizar seus investimentos.
O fenômeno pode ser analisado sob a ótica da gestão da inovação ao analisar o caso de duas empresas que tem recebido enorme atenção do mercado.
Em primeiro lugar a XP Investimentos uma corretora originalmente gaúcha que ganhou destaque nacional ao inovar o modelo de negócios original de corretagem a partir da oferta de educação financeira como forma de gerar novos segmentos de investidores, gerar um modelo de crescimento alternativo e apostar numa comunicação diferenciada com seu público.
A XP que tem sido objeto de análise da Innoscience nos últimos meses criou o que Kim e Mauborgne vieram a chamar de "Oceano Azul" ou que Christensen denominou de "Inovação de Ruptura". A empresa focou um segmento de mercado que não consumia pois não tinha acesso, conhecimento e condições de investir em ações. Além disso, a empresa viabilizou esse crescimento a partir de um modelo de escritórios regionais que oferecem serviços de orientação, cursos e seminários sobre como investir. Os resultados são claros. A empresa é uma das líderes do mercado com enorme potencial de crescimento, vem enfrentando retaliações pesadas das empresas estabelecidas e mesmo assim vem prosperando de forma significativa.
Nesse mesmo mercado percebemos uma empresa atuando com outro tipo de estratégia de inovação que Christensen denominou de "Inovação da camada de baixo" ou "Low end disruptive strategie". A TOV se organizou em função do preço mais baixo do mercado. Questionou alguns dos paradigmas do setor como a alocalização dos escritórios, o desenvolvimento de sistemas próprios e o glamour do mercado financeiro e com isso viabilizou um modelo de inovação focada em baixo custo baixa tarifa algo já executado em mercados como o de aviação (GOL) e Fast Food (Habibs). Os resultados iniciais são promissores. Alguns especialistas acreditam que não seja possível viabilizar crescimento e lucro com esse modelo de margem apertada. Em outros mercados essas foram as reações daqueles que operavam um modelo em decadência.
Os dois casos acima não são definitivos. No entanto, deixam claro que inovações de ruptura podem ser feitas tanto focando "não consumidores" como priorizando a camada menos favorecida e "menos exigente" do mercado e mesmo assim obtendo resultados. Também evidencia que inovações de ruptura não demandam necessariamente novas tecnologias mas a combinação de novos elementos de forma criativa.
Pense nisso!

abraços
Max

Um comentário:

Oleg disse...

Quero compartilhar um testemunho de como o sr. Benjamin me ajudou com um empréstimo de 2.000.000,00 USD para financiar meu projeto agrícola de maconha. Sou muito grato e prometi compartilhar esta empresa de financiamento legítima a qualquer pessoa que esteja procurando maneiras de expandir seu projeto comercial .a empresa está financiando a empresa. Quem procura apoio financeiro deve entrar em contato com lfdsloans@outlook.com O Sr. Benjamin também está no whatsapp 1-989-394-3740 para facilitar as coisas para qualquer candidato.