segunda-feira, 28 de junho de 2010

Crowdsourcing, Open Innovation, Ecosistemas, Redes Sociais, Liderança, Rede de Conhecimento.... e a inovação com isso?



Olá,
Na semana passada estive ministrando um workshop e a palestra de fechamento do evento Inovação Estratégica do Informa Group em São Paulo junto com profissionais de empresas como 3M, Eriksson, SAP, Vale, Bradesco, Ache entre outras. O evento tratou de diferentes temas que envolvem a inovação. Crowdsourcing e a inteligência coletiva com o case da Fundação Bradesco. Inovação aberta e as redes de conhecimento com o case da Vale e da Eriksson. Também abordou-se inteligência competitiva e de mercado com os cases de Drogão e Embraco. A 3M apresentou sua cultura de inovação com foco na Liderança para inovação.
Foram ótimos debates. Muitas ferramentas e a pergunta que eu fiquei antes de entrar para a palestra de fechamento do evento era: e a produtividade da inovação com tudo isso?
Repensei a palestra e coloquei duas ferramentas que temos utilizado:
- o Octógono da inovação que apresenta os elementos organizacionais necessários a gestão da inovação;
- a Cadeia de valor da inovação que desdobra o processo de inovação em 4 fases.

Começamos a discutir e "pendurar" os conceitos, apresentações, cases e ferramentas dos dois dias de trabalho ao longo dessas duas ferramentas integradoras.
Ficou claro o papel de cada conteúdo aprendido na busca da melhoria da produtividade da inovação. As redes sociais colaboram com as fases de idealização e conceituação e por vezes da experimentação. O case da 3M falava do elemento liderança e cultura do Octogono. A apresentação de Open Innovation da Eriksson abordava as fases iniciais da cadeia e a dimensão relacionamento do Octógono.
Ao final do evento havíamos montado o "quebra cabeça" da gestão da inovação. Os participantes puderam sair com um framework geral para aplicar em suas empresas. Alguns me procuraram e salientaram a relevância desse momento.
O quebra cabeça da gestão da inovação precisa ser montado por cada um que está à frente de iniciativas de inovação nas empresas. Não existem ferramentas boas ou ruins mas aquelas adequadas ou inadequadas aos desafios de sua empresa.
Em uma próxima conferência, palestra, workshop pense nisso!

abraços
Max

Nenhum comentário: