quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Inovação = Impacto



Olá Pessoal,
Bom voltar a rotina das nossas discussões sobre inovação. Vocês também podem acompanhar nossas ideias no Blog de Inovação da 3M no www.3minovacao.com.br
Nessa semana muito tem se falado sobre a licença saúde de Steve Jobs, CEO da Apple, considerada a empresa mais inovadora do Mundo. Uma novela com novos capítulos, um "Vale a pena ver de novo".
Prefero abordar o legado que Jobs tem deixado a empresa. De uma atuante de nicho no segmento de micro computadores para a líder do universo de eletrônico global. A empresa de tecnologia da informação mais valiosa do mundo.
A mais recente novidade que caracteriza bem O QUE É INOVAÇÃO é o impacto do iPAD no mercado de tablets. Alguns me questionam: mas eles não criaram o tablet? Não? Mas eles repensaram, conectaram, redimensionaram e redefiniram o uso. As inovações da Apple não estão no produto mas na experiência do consumidor, no canal de distribuição e na plataforma.
Vejam os números conforme matéria da Época Negócios:

A venda de tablets atingiu 4,8 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2010. Somado ao número de equipamentos vendidos no segundo trimestre, o total de produtos comercializados chega a 12,9 milhões. Os números foram divulgados pela consultoria IDC.

Entre os meses de julho e setembro de 2010, o iPad reinou praticamente sozinho nesse novo segmento. Foram 4,2 milhões de tablets da Apple vendidos, o que representa 87,4% do mercado total. Os Estados Unidos continuam sendo o principal mercado, concentrando 40% das vendas.

A tendência para 2011 é de um crescimento ainda maior. A IDC espera que 44,6 milhões de tablets sejam vendidos em 2011, o que representaria um crescimento de mais de 160% se comparado a 2010. A estimativa para 2012 é de 70,8 milhões de portáteis comercializados em todo o mundo.

A consolidação dessa nova categoria de produto em franca expansão tem a marca da Apple. A marca de uma empresa inovadora. Se ela depende de Jobs ou se tem uma "máquina de inovação sistemática" será preciso esperar cenas dos p'roximos capítulos para saber.
abs
Maximiliano Carlomagno

Nenhum comentário: