terça-feira, 19 de julho de 2011

Innoscience e IEL/RS lançam a Pesquisa Estágio Atual da Gestão da Inovação

A Innoscience Consultoria e o Instituto Euvaldo Lodi estão lançando a pesquisa Estágio Atual da Gestão da Inovação, realizada durante o 3° Congresso Internacional de Inovação, que retrata o cenário de inovação no ambiente corporativo no Brasil.
A pesquisa Estágio Atual da Gestão da Inovação foi constituída a partir da percepção de uma carência de dados referentes à relevância e à realidade da inovação no contexto empresarial brasileiro. Além disto, a pesquisa apresenta as respostas aos seguintes itens: o nível de relevância do tema inovação nas empresas, as práticas e restrições à gestão da inovação identificadas, e as perspectivas futuras quanto ao tema.
A pesquisa revela que a inovação tem se tornado prioridade estratégica na pauta das empresas e que as empresas que apresentam os melhores resultados das são aquelas que definem o tema de forma explicita e gerenciada.

A pesquisa também aborda as restrições para inovar. Quanto às principais barreiras à gestão de inovação, identificam-se elementos como a cultura, lideranças e a preparação das pessoas. Além disso, as empresas encontram suas maiores dificuldades durante o processo inovador nas fases de experimentação e implementação de ideias, o que demonstra que não há carência de ideias, mas há restrições para testá-las e implementá-las com eficácia.
Para 2011, a perspectiva é de ampliação dos investimentos em inovação, principalmente, nas empresas mais satisfeitas com os retornos já obtidos. A tendência é que estes investimentos sejam direcionados à prática da inovação aberta, a participação em redes e a incorporação de clientes e parceiros.
Nas últimas edições do Congresso Internacional de Inovação, foi possível identificar a expansão do conceito e a necessidade de inovar nas empresas. Evidenciam-se os desafios e as práticas de sucesso. A pesquisa disponibiliza um guia detalhado para os gestores e empreendedores que querem transformar suas empresas em inovadoras.

Para conferir os resultados obtidos na pesquisa, acesse o site da Innoscience e faça o download gratuito!

Nenhum comentário: