quarta-feira, 17 de março de 2010

A teoria dos dois motores


Olá,
Em nossos projetos de consultoria e treinamento em gestão da inovação somos, sempre, questionados sobre o tema melhoria x inovação. Em nosso livro Gestão da Inovação na Prática introduzimos o conceito de Matriz de Inovação e Melhoria para fazer essa diferenciação. Gerenciar melhorias e inovações com as mesmas premissas e ferramentas pode ser muito danoso. As inovações demandam novas perspectivas. É preciso lidar com a incerteza, risco e correção de rotas durante a gestão da projeto. As melhorias lidam com o conhecido, podem ser aceleradas com benchmark e compartilham pouco nível de risco. No entanto, entender que a empresa deve realizar apenas inovações é não compreender a dinâmica organizacional e o processo de gestão empresarial.
Na Innoscience desenvolvemos a "Teoria dos 2 motores". Essa teoria prega que a empresa tem dois motores. O motor da inovação e o motor da melhoria. O motor da inovação tem suas características específicas e deve ser gerenciado a sua maneira. Enquanto que a melhoria tem o seu motor próprio. Ao passo que a empresa realiza algumas poucas inovações por ano, ela faz dezenas, centenas ou milhares de melhorias. Se por um lado muitas melhorias "rodam" dentro da estrutura organizacional vigente, as inovações precisam ser visualizadas como um portifolio que precisa ser equilibrado de forma estratégica pela alta gestão.
A visão dos dois motores embute uma noção muito importante. Os dois ecosistemas precisam coexistir. A empresa precisa desenvolver a capacidade de gestão das melhorias sem perder o foco das inovações. A ênfase a ser dada a cada um dos motores em dado momento de tempo depende do setor no qual a empresa opera, sua cultura, estratégia e desafios de mercado que enfrenta.
Pense nos dois motores!
abs
Max

terça-feira, 16 de março de 2010

Práticas Renovadas


Olá,

Tudo bem? Estamos realizando sorteio do Livro Gestão da Inovação na Prática em nosso Twitter. Convide seus amigos! Na última semana, no dia 10 de março, quarta feira, o Jornal Valor Econômico publicou um caderno especial em parceria com a CNI - Confederação Nacional da Indústria sobre Gestão da Inovação. O caderno ficou muito bom, abordando desde questões institucionais até questões de gestão da inovação.

A Innoscience esteve presente abordando a necessidade de inovação nas empresas. Vale a leitura!

abs
Max

sexta-feira, 5 de março de 2010

Brasil cai no Ranking de Inovação


Olá,

Tudo bem? Foi publicado hoje no site da BBC inglesa o ranking de inovação do INSEAD, escola de negócios francesa e a CII, Confederação da Indústria Indiana.

A pesquisa classificou 132 países a partir de 60 indicadores como patentes por milhão de habitantes, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, usuários de internet banda larga e celulares por 100 pessoas e prazo médio para se abrir um negócio no país.

Infelizmente o Brasil despencou da 50ª para a 68ª posição no ranking. O mesmo ranking classificou Islândia, Suécia e Hong Kong como as três economias mais inovadoras. Mesmo entre os latino-americanos, ficamos em 7º lugar, atrás de Costa Rica, Chile e Uruguai. No ano passado, o Brasil era o 3º mais bem classificado na região. No grupo dos Brics, o Brasil foi quem registrou o pior resultado neste ano.

Mais informações em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/03/100305_inovacao_relatorio_vdm.shtml

Pontos Fortes
O relatório aproveita e destaca como principais forças inovadoras do Brasil "a exploração de petróleo em águas profundas, a agricultura tropical e a fabricação de aeronaves regionais". A matéria ressalta que "A edição deste ano do Índice de Inovação Global contém um capítulo específico sobre o Brasil, que é tratado como "uma história de sucesso da América Latina", já que "depois de 2014, o Brasil deve se tornar a quinta maior economia do mundo, ultrapassando a Grã-Bretanha e a França". Segundo o relatório, um em cada oito adultos brasileiros já tentou abrir um negócio. Além disso, o País está na 13ª posição mundial em número de artigos científicos publicados em revistas acadêmicas.

Temos outros casos de destaque que podem ser citados. Algumas das operações do varejo local, as soluções para a base da pirâmide que tem sido desenvolvidas aqui como o Banco Postal, o Habibs entre outros. Também temos empresas de classe mundial como a Natura e Boticário apenas para ressaltar dois players no setor de cosméticos. É verdade que ainda não são empresas globais. Precisamos acelerar essa evolução de nossas empresas inovadoras.

Obstáculos
No entanto, o texto também registra os obstáculos à inovação no Brasil, em especial a desigualdade social. A infra-estrutura brasileira seria inferior a da China e a da Coreia do Sul. O texto também defende que a inovação brasileira se beneficiaria muito se a proteção da propriedade intelectual fosse mais forte no País. Com relação ao papel do Estado no estímulo à inovação, as políticas do governo nesse sentido "carecem de coerência e as instituições responsáveis por administrar os processos inovadores, como o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), mantêm tendências burocráticas e ineficientes".

Interessante notar que os obstáculos estão no estado e políticas governamentais. No entanto, nossa experiência de consultoria mostra que muitas das dificuldades ainda residem nas empresas. O nível de consciência da inovação, o entendimento dos conceitos, sua aplicação. Também merece destaque a incipiência do mercado de capital de risco e o funding para projetos inovadores. Precisamos o mais rapidamente trabalhar essas três dimensões, estado, universidade e empresas de forma integrada.

A gestão da inovação precisa ser difundida na comunidade empresarial brasileira como os conceitos de qualidade foram trabalhados no Japão nos anos 70 e 80.

E você? Surpreendeu o resultado do ranking?

Abs
Max

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Tecnologia e Modelo de Negócio


Olá,

Tudo bem?
Quais as principais inovações do sécuclo XX? O avião? Automóvel? Celular? Internet?
Ou seriam o Google, Amazon, Apple, Natura, Gol?
Escrevemos uma coluna hoje para o jornal Brasil Economico abordando as inovações tecnológicas, a possibilidade de geração de vantagem competitiva a partir das novas tecnologias e a necessidade de combinar essas tecnologias em modelos de negócios inovadores.
Você sabe o que é um modelo de negócio? O twitter está querendo encontrar o seu! Ainda não o fez. Vale a leitura da coluna!
A partir desse mês estaremos colaborando de maneira contínua como colunistas do jornal Brasil Economico! Uma honra para a Innoscience. Mensalmente eu e Felipe estaremos compartilhando nossas experiências como consultores na área de gestão da inovação na coluna Tecnologia e Inovação as sextas-feiras.
Contamos com a leitura de toda comunidade do blog!
abs
Max

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Cisco lança segundo I-prize

Olá!
Logo após a publicação da 7ª edição do nosso Correio da Inovação, em que trouxemos como Case do Mês a iniciativa da Cisco de open Innovation, o Cisco I-prize, foi lançada a segunda edição do programa de inovação, um 2º I-prize.


A solução, assim como na primeira edição, foi fornecida pela BrighIdea, líder mundial em softwares de gestão da inovação e parceira exclusiva da Innoscience no Brasil.
Vale a pena conhecer melhor a iniciativa da Cisco através da reportagem de Priscilla Ferreira, que segue abaixo:

Cisco lança 2º I-Prize de Inovação Global para encontrar a próxima idéia de 1 bilhão de dólares

O desafio incentiva a colaboração mundial entre empreendedores para desenvolver novos negócios

A Cisco anuncia o lançamento do segundo concurso I-Prize, uma competição de inovação, global e aberta, em que empreendedores podem colaborar e enviar suas propostas com potencial para ser a próxima idéia de negócio de um bilhão de dólares da Cisco. Seguindo o sucesso da competição de 2009, que contou aproximadamente 2,5 mil inscritos, os pensadores inovadores deste ano terão acesso a um portfólio ainda mais abrangente de soluções de colaboração da Cisco®, que poderá ser usufruído à medida que participantes do mundo inteiro compartilham suas idéias entre si. A equipe vencedora terá direito a um prêmio em dinheiro de US$ 250 mil.

Detalhes do concurso:

As idéias a serem enviadas devem se encaixar em uma dessas quatro categorias:

O futuro do trabalho: Usar o poder da rede para reunir clientes, fornecedores e associados para propor soluções que mudarão o modo como as empresas e organizações fazem negócios.

A vida conectada: Descrever avanços tecnológicos que aprimorarão significativamente as condições de vida e cultura. Essa categoria exigirá a visualização de uma vida natualmente conectada.

Novos modos de aprender: Criar soluções inovadoras que transformarão quando, onde e como as pessoas aprendem.

O futuro do entretenimento: Delinear soluções de próxima geração que mudarão o modo que as pessoas se divertem.

Os participantes do desafio I-Prize terão acesso às seguintes soluções de colaboração da Cisco, que podem ajudar a derrubar barreiras de comunicação associadas à inovação global:

Cisco Show and Share, uma comunidade social de vídeo na qual os participantes do desafio podem gravar, editar e compartilhar vídeos; comentar, classificar e marcar conteúdo interessante; e usar tradução de fala para texto para fácil busca e visualização em vídeo.

Cisco Pulse, uma plataforma de pesquisa que marca conteúdo de forma dinâmica à medida que atravessa a rede, permitindo que os participantes localizem com precisão e tenham rápido acesso aos melhores especialistas e informações disponíveis sobre um tema específico.

Cisco WebExTM, uma plataforma de reunião online para áudio e conferência via Web que permite aos usuários compartilhar documentos e desktops em tempo real.

Cisco TelePresenceTM, uma experiência de reunião virtual imersiva que combina tecnologias inovadoras e interativas de vídeo e áudio em tempo real para oferecer às pessoas em localizações globais distintas uma ampla variedade de experiências de colaboração frente a frente.

Os participantes do I-Prize também terão acesso a uma plataforma de gerenciamento única, capacitada por Spigit, que permite aos participantes comprar e vender idéias em um mercado aberto. O mercado de idéias permite que os participantes do desafio estabeleçam o valor de suas idéias através de negociações. A participação em idéias é comprada com moeda virtual concedida aos participantes com base no valor de suas contribuições na plataforma.

As contribuições serão avaliadas de acordo com os critérios de julgamento definidos nos termos e condições, incluindo negócios e inovação tecnológica da proposta inscrita. Todas as inscrições devem usar a rede IP como uma plataforma.

Para obter mais informações sobre as regras do desafio e os formulários de inscrição, visite http://www.cisco.com/iprize.

Citações de Apoio:

“A competição I-Prize da Cisco tem obtido muito sucesso em ajudar a Cisco a gerar novas idéias de negócios no mundo inteiro, em diversas indústrias interessantes", disse Marthin De Beer, vice-presidente sênior do Grupo de Negócios de Tecnologias Emergentes da Cisco. “Com o desafio dessa ano, aprimoraremos a eficácia e a velocidade da inovação para os participantes usando novas formas de soluções de colaboração em vídeo de modo a romper barreiras associadas à distância e ao tempo, um passo crítico na evolução dos modelos de inovação global”.

Tags / Palavras-chave:

Cisco, inovação, competição, tecnologias emergentes, colaboração, vídeo, TelePresença e WebEx.

Sobre a Cisco

A Cisco (NASDAQ: CSCO) é líder mundial em redes que transformam a maneira como as pessoas se conectam, comunicam e colaboram. Informações sobre a Cisco podem ser encontradas em
www.cisco.com/br.
Abs,
Max.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Exemplo das Campeãs


Olá,

Estivemos no evento Campeãs da Inovação da Revista Amanhã. Foi muito interessante. Formato ótimo. Bom conteúdo, especialmente a palestra da Marcopolo! Tivemos a possibilidade de divulgar o teste de perfil de inovador publicado pela revista e de apresentar o livro Gestão da Inovação na Prática

Coloco uma foto nossa no evento!

Também recomendo acessar a reportagem sobre o evento! Muito boa!

Nosso agradecimento a toda equipe da Revista Amanhã, Jorge Polidoro, Felipe, Eugenio, Andreas e Mastrangela!

Pra não perder o hábito: O segundo mês do ano já se foi! Como andam suas iniciativas de inovação?

Nós estamos preparando uma série de novidades pra 2010! A próxima edição do Correio da Inovação está no forno! Preparem-se!

SDS ESPECIAIS
Max

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Campeãs da Inovação


Olá,

Tudo bem? Na próxima semana 9/fevereiro a Revista Amanhã realiza o já consagrado evento Campeãs da Inovação. Não apenas recomendamos o evento como estaremos lá com nossa equipe! É uma ótima oportunidade para ter contato com as empresas inovadoras, ouvir seus executivos e conhecer os profissionais do meio!
Para se inscrever basta acessar
Falaremos mais sobre o evento antes e depois do mesmo!
Aguarde!
abs
Max