sexta-feira, 5 de março de 2010

Brasil cai no Ranking de Inovação


Olá,

Tudo bem? Foi publicado hoje no site da BBC inglesa o ranking de inovação do INSEAD, escola de negócios francesa e a CII, Confederação da Indústria Indiana.

A pesquisa classificou 132 países a partir de 60 indicadores como patentes por milhão de habitantes, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, usuários de internet banda larga e celulares por 100 pessoas e prazo médio para se abrir um negócio no país.

Infelizmente o Brasil despencou da 50ª para a 68ª posição no ranking. O mesmo ranking classificou Islândia, Suécia e Hong Kong como as três economias mais inovadoras. Mesmo entre os latino-americanos, ficamos em 7º lugar, atrás de Costa Rica, Chile e Uruguai. No ano passado, o Brasil era o 3º mais bem classificado na região. No grupo dos Brics, o Brasil foi quem registrou o pior resultado neste ano.

Mais informações em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/03/100305_inovacao_relatorio_vdm.shtml

Pontos Fortes
O relatório aproveita e destaca como principais forças inovadoras do Brasil "a exploração de petróleo em águas profundas, a agricultura tropical e a fabricação de aeronaves regionais". A matéria ressalta que "A edição deste ano do Índice de Inovação Global contém um capítulo específico sobre o Brasil, que é tratado como "uma história de sucesso da América Latina", já que "depois de 2014, o Brasil deve se tornar a quinta maior economia do mundo, ultrapassando a Grã-Bretanha e a França". Segundo o relatório, um em cada oito adultos brasileiros já tentou abrir um negócio. Além disso, o País está na 13ª posição mundial em número de artigos científicos publicados em revistas acadêmicas.

Temos outros casos de destaque que podem ser citados. Algumas das operações do varejo local, as soluções para a base da pirâmide que tem sido desenvolvidas aqui como o Banco Postal, o Habibs entre outros. Também temos empresas de classe mundial como a Natura e Boticário apenas para ressaltar dois players no setor de cosméticos. É verdade que ainda não são empresas globais. Precisamos acelerar essa evolução de nossas empresas inovadoras.

Obstáculos
No entanto, o texto também registra os obstáculos à inovação no Brasil, em especial a desigualdade social. A infra-estrutura brasileira seria inferior a da China e a da Coreia do Sul. O texto também defende que a inovação brasileira se beneficiaria muito se a proteção da propriedade intelectual fosse mais forte no País. Com relação ao papel do Estado no estímulo à inovação, as políticas do governo nesse sentido "carecem de coerência e as instituições responsáveis por administrar os processos inovadores, como o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), mantêm tendências burocráticas e ineficientes".

Interessante notar que os obstáculos estão no estado e políticas governamentais. No entanto, nossa experiência de consultoria mostra que muitas das dificuldades ainda residem nas empresas. O nível de consciência da inovação, o entendimento dos conceitos, sua aplicação. Também merece destaque a incipiência do mercado de capital de risco e o funding para projetos inovadores. Precisamos o mais rapidamente trabalhar essas três dimensões, estado, universidade e empresas de forma integrada.

A gestão da inovação precisa ser difundida na comunidade empresarial brasileira como os conceitos de qualidade foram trabalhados no Japão nos anos 70 e 80.

E você? Surpreendeu o resultado do ranking?

Abs
Max

Nenhum comentário: