quarta-feira, 17 de março de 2010

A teoria dos dois motores


Olá,
Em nossos projetos de consultoria e treinamento em gestão da inovação somos, sempre, questionados sobre o tema melhoria x inovação. Em nosso livro Gestão da Inovação na Prática introduzimos o conceito de Matriz de Inovação e Melhoria para fazer essa diferenciação. Gerenciar melhorias e inovações com as mesmas premissas e ferramentas pode ser muito danoso. As inovações demandam novas perspectivas. É preciso lidar com a incerteza, risco e correção de rotas durante a gestão da projeto. As melhorias lidam com o conhecido, podem ser aceleradas com benchmark e compartilham pouco nível de risco. No entanto, entender que a empresa deve realizar apenas inovações é não compreender a dinâmica organizacional e o processo de gestão empresarial.
Na Innoscience desenvolvemos a "Teoria dos 2 motores". Essa teoria prega que a empresa tem dois motores. O motor da inovação e o motor da melhoria. O motor da inovação tem suas características específicas e deve ser gerenciado a sua maneira. Enquanto que a melhoria tem o seu motor próprio. Ao passo que a empresa realiza algumas poucas inovações por ano, ela faz dezenas, centenas ou milhares de melhorias. Se por um lado muitas melhorias "rodam" dentro da estrutura organizacional vigente, as inovações precisam ser visualizadas como um portifolio que precisa ser equilibrado de forma estratégica pela alta gestão.
A visão dos dois motores embute uma noção muito importante. Os dois ecosistemas precisam coexistir. A empresa precisa desenvolver a capacidade de gestão das melhorias sem perder o foco das inovações. A ênfase a ser dada a cada um dos motores em dado momento de tempo depende do setor no qual a empresa opera, sua cultura, estratégia e desafios de mercado que enfrenta.
Pense nos dois motores!
abs
Max

Nenhum comentário: