quarta-feira, 31 de março de 2010

O Gene da Inovação é Recessivo nas Empresas


Olá,

Tudo bem? Depois da teoria dos 2 motores gostaria de compartilhar outro aprendizado que consolidamos a medida que atendemos nossos clientes de consultoria de gestão da inovação.
O gene da inovação é recessivo nas empresas. O gene dominante é o da operação, da melhoria, do dia a dia. Do apagar incêndios.
Nosso agradecimento especial ao meu amigo Francisco das Chagas Magalhães Superintendente do SESI-CE pela denominação do fenômeno.
Um gene dominante é um gene que se expressa com predominância sobre a expressão do gene recessivo, ou seja, gene dominante é aquele que se manifesta mesmo que esteja presente somente uma vez no par de cromossomos, ao contrário do recessivo, que só se manifesta quando aparece em dose dupla.
Por outro lado, o gene recessivo é um gene cuja característica não aparece, o gene recessivo só produz a sua característica quando o seu alelo está presente nos dois pares de cromossomas homólogos (arranjo homozigoto), e só se manifesta na ausência de seu gene contrário " dominante."
Infelizmente, as grandes empresas são exatamente assim. O gene dominante é o da operação enquanto que a capacidade de criar, propor, experimentar, inovar fica "escondida" sendo censurada pelo hábito do dia a dia.
O desafios da alta gestão é tornar a inovação o gene dominante. A inovação tem se mostrado uma ferramenta eficaz tanto em momentos de crise quanto em momentos de ciclo econômico de crescimento. Depois de dominar a capacidade de operar o negócio com previsibilidade é chegada a hora de dominar a capacidade de transformar novas ideias em inovações e colocar as empresas na frente da corrida pelos setores de hoje e de amanhã.

abs
Max


Nenhum comentário: