quarta-feira, 16 de março de 2011

Facebook revoluciona as redes sociais


Olá pessoal,

Muito tem se utilizado e falado na febre que se tornou a rede social Facebook. Alguns se perguntam o que tornou esta ferramenta de comunicação social tão poderosa – 3ª empresa mais inovadora segunda a Fast Company, uma das marcas mais valiosas do mundo sendo avaliada em US$ 50 bilhões, 600 milhões de usuários e até enredo de longa metragem – enquanto outras como Orkut, Linkedin, My Space não chegaram e talvez nunca chegarão no degrau que chegou o Facebook.
A resposta é simples: inovação. Para quem não conhece a história dessa rede social: seu fundador Mark Zuckerberg lançou em 2004 uma rede social primeiramente restrita à Universidade de Harvard, nos EUA, para mais tarde ser disseminada entre outras universidades e escolas americanas. Esse nicho procurado por Mark já se configura em uma inovação de clientes, pois ela foi criada para substituir os e-mails trocados entre os alunos de Harvard, isso gerando mais eficiência na comunicação.
Ao mesmo tempo em que é uma inovação de clientes também é de oferta, pois ao longo dos anos o Facebook foi se diferenciado de outras redes sociais à medida que foi agregando outras funcionalidades que as demais plataformas ainda não haviam agregado. Ele acaba sendo convergente à medida que faz o que seus concorrentes fazem, só que de forma agregada. Ele é um mural (no estilo do Twitter); conecta o usuário a seus conhecidos de colégio, empresa que trabalha, universidade, contatos de email; permite “curtir” fotos e comentários de outros usuários; permite postar fotos (atualmente são mais de 60 milhões de fotos postadas semanalmente, ultrapassando sites especializados em fotos), em suma: o Facebook é Twitter, Orkut, blog e fotolog ao mesmo tempo.
A rede de relacionamento criada por Zuckerberg é um fenômeno quando se trata da inovação na dimensão da captura de valor, pois foi à primeira rede social a ter anúncios em seu site. Em apenas dois anos, sua publicidade cresceu de 2,9% para 13,6% doa anúncios que aparecem em site, desbancando AOL e Yahoo e muito provavelmente roubando espaços publicitários na televisão, segundo jornal Valor Econômico. Ainda na dimensão de captura de valor, no Facebook, a partir de 1º junho, todos os jogos baseados em sua plataforma deverão usar uma moeda virtual chamada Facebook Credits. Jogos como Farmville e Cytiville, que são pertencentes a outras empresas, deverão usar a nova moeda. Essas moedas virtuais serão pagas com dinheiro real, através de cartão de crédito ou companhias que viabilizam pagamento online, como a Paypal. A rede de relacionamento irá cobrar uma taxa de 30% de cada transação feita com sua moeda virtual, segundo a revista Época Dinheiro.
Zuckerberg tem como principal meta sepultar o Google, até o momento soberano na internet em número de acessos. Não acredito que isso irá acontecer apesar de concorrerem em algumas instâncias. Mas de qualquer maneira, o que o jovem de 26 anos está fazendo é sinônimo de inovação na internet.
E você? Qual sua avaliação sobre o perfil de inovação do Facebook? Que outros tipos de inovação você identifica neste case de sucesso?

Márcio Harter

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

As mais inovadoras do mundo

Olá,
A Fast Company divulgou na última semana a lista de 2011 das 50 empresas mais inovadoras do mundo. Neste post vamos comentar as primeiras colocadas.
Não foi nenhuma surpresa ter a Apple na liderança do ranking (no ano passado ocupava o terceiro lugar). Nos últimos anos vem dominando o mundo tecnológico com lançamentos que tornam as pessoas cada vez mais dependentes de seus produtos pela interatividade e facilidades que proporcionam, além do design que encanta seus usuários.
O Twitter, criado inicialmente para envio de mensagens SMS pelo celular, saiu da 50ª posição, em 2010, para a 2ª, devido ao crescimento significativo e à transformação gerada na comunicação. Hoje o Twitter abrange o envio de mensagens pela Web e, em seus cinco anos de existência, a empresa que tinha 9.600 usuários, hoje possui 195 milhões. O desafio agora é como capturar valor com a ferramenta.
O fenômeno Facebook, de Mark Zuckerberg, ocupa a 3ª posição, em 2010 era o primeiro colocado. Uma das razões de estar entre as empresas mais inovadoras do mundo, é o fato de ter alcançado os 600 milhões de usuários, um crescimento de 145% na base de usuários dos EUA. Além disso, o Facebook, nos primeiros nove meses de 2010, obteve uma receita de 1,2 bilhões de dólares.
Na 4ª posição está a Nissan pelo desenvolvimento do Leaf. O carro elétrico Leaf surgiu a partir da consciência de que se deve trabalhar soluções para os problemas ambientais e políticos – como o caso do petróleo. O carro é o único elétrico que possui emissão-zero de poluentes, os demais ainda utilizam gasolina. A ideia da Nissan é criar soluções alternativas e crê que, em dez anos, quando a perspectiva é de que haja 2 bilhões de veículos no mundo, 10% deste mercado sejam ocupados com opções ecologicamente corretas.
Outras empresas como Groupon, Google, Dawinf Information Industry, Netflix, Zynga e Epocrates estão entre as dez primeiras da lista. Estas, e outras, são companhias que estão quebrando paradigmas no desenvolvimento de seus produtos, na prestação de serviços, no modelo de gerar novas receitas, na captação de novos clientes, e, principalmente, estão obtendo resultados espetaculares através de suas inovações. Acesse o site da Fast Company e confira a lista completa.

Natália Alquati

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Criativos ou Inovadores?


Olá,

Na sexta feira passada foi publicado o artigo do Felipe Scherer, sócio-fundador da Innoscience no Jornal Brasil Economico. A reflexão aborda "um estudo sobre as novas regras da inovação no mundo, do qual participaram mil executivos em 12 países. Chamado Global Innovation Barometer e realizado pela GE, seus resultados não chegam a surpreender. Por exemplo: 95% dos entrevistados acreditam que a inovação é a chave para uma economia mais competitiva".

Segundo Felipe, "o estudo traz achados interessantes. Apesar de nós, brasileiros, não sermos vistos como os mais inovadores, fomos considerados como um dos três países mais otimistas em relação a como a inovação pode melhorar a vida das pessoas e o país".

Felipe acredita que "Os sinais são positivos. O volume de investimento corporativo em ações de inovação tem crescido no país, tanto nas empresas nacionais quando nas estrangeiras que aqui atuam. Esse é um bom caminho para transformar a criatividade dos brasileiros em inovação".

Para ler o artigo na íntegra acesse.

Abraços
Max

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Inovação = Impacto



Olá Pessoal,
Bom voltar a rotina das nossas discussões sobre inovação. Vocês também podem acompanhar nossas ideias no Blog de Inovação da 3M no www.3minovacao.com.br
Nessa semana muito tem se falado sobre a licença saúde de Steve Jobs, CEO da Apple, considerada a empresa mais inovadora do Mundo. Uma novela com novos capítulos, um "Vale a pena ver de novo".
Prefero abordar o legado que Jobs tem deixado a empresa. De uma atuante de nicho no segmento de micro computadores para a líder do universo de eletrônico global. A empresa de tecnologia da informação mais valiosa do mundo.
A mais recente novidade que caracteriza bem O QUE É INOVAÇÃO é o impacto do iPAD no mercado de tablets. Alguns me questionam: mas eles não criaram o tablet? Não? Mas eles repensaram, conectaram, redimensionaram e redefiniram o uso. As inovações da Apple não estão no produto mas na experiência do consumidor, no canal de distribuição e na plataforma.
Vejam os números conforme matéria da Época Negócios:

A venda de tablets atingiu 4,8 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2010. Somado ao número de equipamentos vendidos no segundo trimestre, o total de produtos comercializados chega a 12,9 milhões. Os números foram divulgados pela consultoria IDC.

Entre os meses de julho e setembro de 2010, o iPad reinou praticamente sozinho nesse novo segmento. Foram 4,2 milhões de tablets da Apple vendidos, o que representa 87,4% do mercado total. Os Estados Unidos continuam sendo o principal mercado, concentrando 40% das vendas.

A tendência para 2011 é de um crescimento ainda maior. A IDC espera que 44,6 milhões de tablets sejam vendidos em 2011, o que representaria um crescimento de mais de 160% se comparado a 2010. A estimativa para 2012 é de 70,8 milhões de portáteis comercializados em todo o mundo.

A consolidação dessa nova categoria de produto em franca expansão tem a marca da Apple. A marca de uma empresa inovadora. Se ela depende de Jobs ou se tem uma "máquina de inovação sistemática" será preciso esperar cenas dos p'roximos capítulos para saber.
abs
Maximiliano Carlomagno

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Retrospectiva 2010

Olá Pessoal,

Saiu hoje no Jornal Brasil Econômico nosso artigo sobre a Retrospectiva 2010 da inovação. Publico parte aqui no Blog e sugiro que leiam a integra:

Com a passagem de ano, balanços dos últimos 12 meses se tornam comuns. Como o assunto deste espaço é inovação, nada mais oportuno do que ressaltar eventos e iniciativas nesse campo. Mas, afinal de contas, fomos mais inovadores em 2010? Sem dúvida, o tema continuou ganhando destaque junto à comunidade empresarial brasileira.

O ambiente institucional e econômico em consolidação, somado ao crescimento da concorrência, transformaram a inovação em prioridade. Uma pesquisa recente, realizada por nós, sinaliza que para 63% dos executivos a inovação está entre as três principais prioridades para 2011.

Mas voltemos ao ano que passou. Ele ficará marcado pela maior atratividade do Brasil como destino das inovações desenvolvidas por grandes empresas, pela ampliação das inovações ambientalmente sustentáveis, pelo incremento do uso dos incentivos fiscais voltados à inovação e, claro, pelo sucesso de mais um arrasa-quarteirão da Apple.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Feliz Natal e Ano Novo cheio de Inovações


Olá,

O ano de 2010 foi marcado por grandes inovações. De nossa parte gostaríamos de agradecer todos aqueles que utilizaram desse espaço como fonte de informação e insight para seus projetos inovadores.

Desejamos um Feliz Natal e um 2011 cheio de inovações.

Que as grandes ideias se transformem em realidade!

Abraços
Equipe Innoscience

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Innoscience e 3M


Olá

Tudo bem? O final do ano se aproxima e nós seguimos nossa jornada em busca da transformação das nossas empresas em inovadores seriais. Temos uma novidade muito legal para compartilhar com nossos amigos, clientes e parceiros. A partir de hoje estaremos com um blog no portal de Inovação da 3M. Isso mesmo a 3M uma das empresas mais inovadoras do mundo, conhecida pelo Post It mas que dispõe de uma ampla gama de produtos no Brasil e no Mundo.
Na próxima semana publicaremos nosso primeiro post e gostaria de compartilhar previamente com nossa comunidade do Innoblog que nos acompanha desde 2007. Os posts poderão ser conferidos em 3M Inovação.
Continuaremos a compartilhar nossas ideias aqui no Innoblog e em nossa coluna no Jornal Brasil Econômico.
Nosso agradecimento ao convite do Luiz Serafim da 3M e toda sua equipe!
Abraços
Max