segunda-feira, 15 de outubro de 2007

O drible da Foca e uma inovacao?



Olá..

Você viu o drible da Foca do jogador de futebol KERLON do Cruzeiro? Souba da enorme discussão em torno da novidade introduzida pelo garoto?

O jagador Kerlon do Cruzeiro, no ultimo classico Atletico-MG e Cruzeiro, levantou a bola com o pé e foi em direção à área do adversário equilibrando a bola com a cabeça. Num instante o jogador Coelho, do Atletico-MG acertou o jogador com e cometeu uma falta. Os defensores do "futebol arte" condenaram o zagueiro. Ele foi chamado de tirano para baixo. Os defensores do "futebol competitivo" argumentaram que o garoto queria "aparecer" e com isso humilhar seus adversários que nessa hora viram "colegas de profissão".

Mas afinal de contas o que essa discussão sobre o drible da Foca tem a ver com INOVAÇÃO? Utilizemos essa situação, num jogo de futebo, para aprender sobre o CONCEITO DE INOVAÇÃO. Os times que jogam partidas de futebol profissional tem como onjetivo gerar resultado, no caso, vencer. No ambiente de negócios vencer é se manter a frente de seus concorrentes, ampliar receitas, aumentar lucratividade, diminuir custos....

Para saber se o drible da Foca é uma inovação e'preciso fazer ele passar por dois testes básicos.
1) O drible da Foca é um rompimento com as práticas existentes?
2) O drible da Foca gera resultado acima da média (faz o time vencer)?

Vamos nos aventurar a fazer essa análise.

1) O drible da Foca é um rompimento com as práticas existentes?
Nos ultimos anos surgiu pedalada, o elástico de Rivelino foi reinventado por Ronaldinho Gaúcho e os penaltis passaram a ser batudos aá Djalminha como fez Zidane na final da COPA de 2006. Nesse sentido, SIM , o drible da Foca é algo que rompe com as práticas existentes. Ou seja, poucos ou nenhum jogador, em nivel profissional utilizava desse artifício.

Passado o primeiro teste é hora do teste defitivo.

2) O drible da Foca gera resultado acima da média (faz o time vencer)?
Precisamos pensar. Afinal ele expulsou um jogador adversário, nu clássico numa falta perto da área. Mas e as outras vezes que ele utilizou desse artifício? Em alguma dela marcou pelo menos um Gol? Não. O time do Cruzeiro tem habitualmente ganho os jogos por causa do drible? NÃO.

Por mais que seja belo, original, inusitado e novo o drible da Foca não é uma inovação com potencial de TRANSFORMAR o RESULTADO do JOGO. Pode até ser uma melhoria que traz algum resultado. Mas definitivamente uma inovação radical ele está loge de ser.

E a sua empresa? As ultimas iniciativas de produto, processo, modelo de negócio, marca, cadeia de fornecimento rompem com as práticas existentes? E ao fazê-lo gera resultados acima da média para sua organização?

Cuidado. Seu projeto inovador pode virar Foca.....

SDS
Max

Nenhum comentário: