sexta-feira, 21 de maio de 2010

Crescimento, Inovação e Modelo de Negócio


Olá,

Tudo bem? Essa semana uma notícia na imprensa especializada de negócios me chamou atenção. É verdade que não é um tema novo afinal já vinha sendo debatido faz algum tempo. Segundo reportagem da Revista Exame O Boticário, uma das empresas mais prestigiados do Brasil reconhecida pelo seu sistema de franquias e postura inovadora deve ampliar seus tentáculos para aproveitar novos canais de distribuição e outros produtos.
Essa notícia ressalta um dos principais desafios de grandes empresas que querem garantir a continuidade de seu crescimento: Como fazê-lo?
1) De uma só vez ou aos poucos?
2) Com a mesma estrutura ou em uma empresa em separado?
3) Com a mesma marca ou desenvolvendo uma nova marca?
4) Como garantir menor canibilização do modelo de negócio atual?

A estratégia do Boticário parece privilegiar um modelo com o seguinte enfoque:

1) Experimentar para aprender e dar escala
A empresa optou por um projeto piloto de vendas diretas iniciando por 5 franqueados para compreender as dificuldades, resistências e potencialidades do modelo.

2) Separar para crescer
A empresa optou por criar uma unidade em separado a GKDS formada por executivos oriundos do mercado que permita a empresa ter a liberdade de testar novos modelos sem as amarras conceitual de um modelo de negócio já consolidado e de muito sucesso, diga-se de passagem.

3) Focar novos segmentos
A empresa pretende focar o segmento de menor poder aquisitivo que tem sido menor aproveitado por seu modelo e marca atuais, permitindo que a empresa chegue mais perto das líderes Natura e Avon.

O tema da marca ainda não fica claro como será desenvolvido. Segundo um consultor ouvido na reportagem "O maior risco na hora de uma empresa diversificar o modelo de vendas é prejudicar o relacionamento com aqueles que a fizeram crescer", afirma Adir Ribeiro, diretor da consultoria Praxis.

A impressão é de que a partir dessa experimentação a empresa estará em condições de tomar decisões mais definitivas sobre o tema. Como disse Grynbaum, Presidente da empresa, com toda franqueza "Ainda estamos estudando essas novas fórmulas de negócio".

Inovar e crescer em negócios estabelecidos apresenta um conjunto de desafios bastante significativos. O modelo de negócio vigente precisa ser questionado e por vezes repensado para que sejam aproveitadas novas oportunidades. O Case do Boticario evidencia que Experimentação, uma estrutura em separado e o cuidado com as incompatibilidades com o modelo de negócio atual podem ser importantes. É esperar para ver!

abs
Max

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