sexta-feira, 28 de maio de 2010

Microsoft, Dell, Apple e Amazon




Olá,

Um conjunto de notícias do mercado de tecnologia nessa semana merece atenção.

1) O Wall Street Journal analisou as mudanças de estratégia da Microsoft na sua divisão de entretenimento que responde por 11% do faturamento da empresa.
Ainda que o resultado do videogame X-BOX seja representativo, as vendas do MP3 Zune e do software para smartphones foram muito aquém do esperado. O Zune tem 1,4$ do mercado enquanto que o iPOD tem 76%. A empresa de Biil Gates infelizmente não conseguiu, ainda fazer a migração de uma empresa de software de desktop para uma empresa forte na internet, nos dispositivos móveis e nos eletrônicos. Esses resultados, segundo o WSJ, ensejaram uma série de mudanças na estrutura da empresa. A dúvida que fica: Será suficiente?

2) O Valor Econômico publicou considerações de Jeff Bezos, CEO da Amazon sobre o mercado de leitores digitais.
A primeira declaração de Bezos nos últimos 6 meses deram o tom da estratégia da empresa para competir com o iPAD da Apple. Segundo o executivo a empresa irá focar os "heavy users" de leitura, deixando de lado a ideia de ser uma plataforma de mutiaplicativos como seu concorrente. Resta a dúvida: Haverá mercado para crescer de forma significativa nesse segmento? A especialização evitará a migração para a solução da Apple?

3) O Wall Street Journal comunicou que a DELL lançou um "tablet" denominado Streak.
A Dell que vem empreendendo esforços para renovar sua estratégia anunciou a entrada na nova categoria. Especialista no desenvolvimento de desktops, servidores, lap tops e mais recentemente netbooks a empresa pretende usar essas competências para crescer no novo mercado. A pergunta é: O domínio do aparelho será suficiente para garantir uma posição de destaque no novo segmento?

4) O Portal da Exame destacou que a Apple ultrapassou a Microsoft em valor em valor de mercado.
Na quarta feira 26/5 a empresa da maça atingiu US$ 223 bi de valor de mercado ante US$ 216 da empresa de Bill Gates ficando atrás apenas da Exxon Mobil como a empresa mais valiosa do mundo. Nos últimos 5 anos a Apple quintuplicou seu valor de mercado. Há quase uma década a Apple valia US$ 15 bi ante US$ 556 bi da Microsoft. Segundo analistas o valor no setor de tecnologia migrou das empresas, onde a Microsoft dominava, para o consumidor final, onde reina atualmente a Apple e o Google.

As questões acima destacam aspectos fundamentais:
A liderança é temporária. É preciso refinar continuamente a estratégia da empresa.
A inovação é imperativa. Adequações e ganhos de eficiência operacional precisam ser complementados com saltos de inovação.
O foco da inovação mudou do produto, do aparelho para o modelo de negócio.
A Apple entendeu isso como poucas empresas.
Vai seguir sempre na frente? Ninguém pode garantir, nem Steve Jobs.

abraços
Max

3 comentários:

Luiz Henrique disse...

Legal Texto com fatos e dados e uma boa análise. Gostei.
Só mudaria o título para algo como a Apple e a Microsoft, Dell e Amazon
Luiz Henrique

Sergius disse...

Steve Jobs é líder porque não copiou; Sua fonte de inspiração é a tecnologia a serviço do público.
O foco dos outros é a Apple...
Inovação exige espírito aberto e vontade de servir.
Concorrência invejosa, pura e simplesmente, só transforma responsabilidade empresarial em obrigação neurótica, insegurança e alta ansiedade; A saúde dos executivos estressados que o diga...
Inveja e Inovação são caminhos conflitantes e até opostos.

Anônimo disse...

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