quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

As mais inovadoras do mundo

Olá,
A Fast Company divulgou na última semana a lista de 2011 das 50 empresas mais inovadoras do mundo. Neste post vamos comentar as primeiras colocadas.
Não foi nenhuma surpresa ter a Apple na liderança do ranking (no ano passado ocupava o terceiro lugar). Nos últimos anos vem dominando o mundo tecnológico com lançamentos que tornam as pessoas cada vez mais dependentes de seus produtos pela interatividade e facilidades que proporcionam, além do design que encanta seus usuários.
O Twitter, criado inicialmente para envio de mensagens SMS pelo celular, saiu da 50ª posição, em 2010, para a 2ª, devido ao crescimento significativo e à transformação gerada na comunicação. Hoje o Twitter abrange o envio de mensagens pela Web e, em seus cinco anos de existência, a empresa que tinha 9.600 usuários, hoje possui 195 milhões. O desafio agora é como capturar valor com a ferramenta.
O fenômeno Facebook, de Mark Zuckerberg, ocupa a 3ª posição, em 2010 era o primeiro colocado. Uma das razões de estar entre as empresas mais inovadoras do mundo, é o fato de ter alcançado os 600 milhões de usuários, um crescimento de 145% na base de usuários dos EUA. Além disso, o Facebook, nos primeiros nove meses de 2010, obteve uma receita de 1,2 bilhões de dólares.
Na 4ª posição está a Nissan pelo desenvolvimento do Leaf. O carro elétrico Leaf surgiu a partir da consciência de que se deve trabalhar soluções para os problemas ambientais e políticos – como o caso do petróleo. O carro é o único elétrico que possui emissão-zero de poluentes, os demais ainda utilizam gasolina. A ideia da Nissan é criar soluções alternativas e crê que, em dez anos, quando a perspectiva é de que haja 2 bilhões de veículos no mundo, 10% deste mercado sejam ocupados com opções ecologicamente corretas.
Outras empresas como Groupon, Google, Dawinf Information Industry, Netflix, Zynga e Epocrates estão entre as dez primeiras da lista. Estas, e outras, são companhias que estão quebrando paradigmas no desenvolvimento de seus produtos, na prestação de serviços, no modelo de gerar novas receitas, na captação de novos clientes, e, principalmente, estão obtendo resultados espetaculares através de suas inovações. Acesse o site da Fast Company e confira a lista completa.

Natália Alquati

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Criativos ou Inovadores?


Olá,

Na sexta feira passada foi publicado o artigo do Felipe Scherer, sócio-fundador da Innoscience no Jornal Brasil Economico. A reflexão aborda "um estudo sobre as novas regras da inovação no mundo, do qual participaram mil executivos em 12 países. Chamado Global Innovation Barometer e realizado pela GE, seus resultados não chegam a surpreender. Por exemplo: 95% dos entrevistados acreditam que a inovação é a chave para uma economia mais competitiva".

Segundo Felipe, "o estudo traz achados interessantes. Apesar de nós, brasileiros, não sermos vistos como os mais inovadores, fomos considerados como um dos três países mais otimistas em relação a como a inovação pode melhorar a vida das pessoas e o país".

Felipe acredita que "Os sinais são positivos. O volume de investimento corporativo em ações de inovação tem crescido no país, tanto nas empresas nacionais quando nas estrangeiras que aqui atuam. Esse é um bom caminho para transformar a criatividade dos brasileiros em inovação".

Para ler o artigo na íntegra acesse.

Abraços
Max

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Inovação = Impacto



Olá Pessoal,
Bom voltar a rotina das nossas discussões sobre inovação. Vocês também podem acompanhar nossas ideias no Blog de Inovação da 3M no www.3minovacao.com.br
Nessa semana muito tem se falado sobre a licença saúde de Steve Jobs, CEO da Apple, considerada a empresa mais inovadora do Mundo. Uma novela com novos capítulos, um "Vale a pena ver de novo".
Prefero abordar o legado que Jobs tem deixado a empresa. De uma atuante de nicho no segmento de micro computadores para a líder do universo de eletrônico global. A empresa de tecnologia da informação mais valiosa do mundo.
A mais recente novidade que caracteriza bem O QUE É INOVAÇÃO é o impacto do iPAD no mercado de tablets. Alguns me questionam: mas eles não criaram o tablet? Não? Mas eles repensaram, conectaram, redimensionaram e redefiniram o uso. As inovações da Apple não estão no produto mas na experiência do consumidor, no canal de distribuição e na plataforma.
Vejam os números conforme matéria da Época Negócios:

A venda de tablets atingiu 4,8 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2010. Somado ao número de equipamentos vendidos no segundo trimestre, o total de produtos comercializados chega a 12,9 milhões. Os números foram divulgados pela consultoria IDC.

Entre os meses de julho e setembro de 2010, o iPad reinou praticamente sozinho nesse novo segmento. Foram 4,2 milhões de tablets da Apple vendidos, o que representa 87,4% do mercado total. Os Estados Unidos continuam sendo o principal mercado, concentrando 40% das vendas.

A tendência para 2011 é de um crescimento ainda maior. A IDC espera que 44,6 milhões de tablets sejam vendidos em 2011, o que representaria um crescimento de mais de 160% se comparado a 2010. A estimativa para 2012 é de 70,8 milhões de portáteis comercializados em todo o mundo.

A consolidação dessa nova categoria de produto em franca expansão tem a marca da Apple. A marca de uma empresa inovadora. Se ela depende de Jobs ou se tem uma "máquina de inovação sistemática" será preciso esperar cenas dos p'roximos capítulos para saber.
abs
Maximiliano Carlomagno

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Retrospectiva 2010

Olá Pessoal,

Saiu hoje no Jornal Brasil Econômico nosso artigo sobre a Retrospectiva 2010 da inovação. Publico parte aqui no Blog e sugiro que leiam a integra:

Com a passagem de ano, balanços dos últimos 12 meses se tornam comuns. Como o assunto deste espaço é inovação, nada mais oportuno do que ressaltar eventos e iniciativas nesse campo. Mas, afinal de contas, fomos mais inovadores em 2010? Sem dúvida, o tema continuou ganhando destaque junto à comunidade empresarial brasileira.

O ambiente institucional e econômico em consolidação, somado ao crescimento da concorrência, transformaram a inovação em prioridade. Uma pesquisa recente, realizada por nós, sinaliza que para 63% dos executivos a inovação está entre as três principais prioridades para 2011.

Mas voltemos ao ano que passou. Ele ficará marcado pela maior atratividade do Brasil como destino das inovações desenvolvidas por grandes empresas, pela ampliação das inovações ambientalmente sustentáveis, pelo incremento do uso dos incentivos fiscais voltados à inovação e, claro, pelo sucesso de mais um arrasa-quarteirão da Apple.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Feliz Natal e Ano Novo cheio de Inovações


Olá,

O ano de 2010 foi marcado por grandes inovações. De nossa parte gostaríamos de agradecer todos aqueles que utilizaram desse espaço como fonte de informação e insight para seus projetos inovadores.

Desejamos um Feliz Natal e um 2011 cheio de inovações.

Que as grandes ideias se transformem em realidade!

Abraços
Equipe Innoscience

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Innoscience e 3M


Olá

Tudo bem? O final do ano se aproxima e nós seguimos nossa jornada em busca da transformação das nossas empresas em inovadores seriais. Temos uma novidade muito legal para compartilhar com nossos amigos, clientes e parceiros. A partir de hoje estaremos com um blog no portal de Inovação da 3M. Isso mesmo a 3M uma das empresas mais inovadoras do mundo, conhecida pelo Post It mas que dispõe de uma ampla gama de produtos no Brasil e no Mundo.
Na próxima semana publicaremos nosso primeiro post e gostaria de compartilhar previamente com nossa comunidade do Innoblog que nos acompanha desde 2007. Os posts poderão ser conferidos em 3M Inovação.
Continuaremos a compartilhar nossas ideias aqui no Innoblog e em nossa coluna no Jornal Brasil Econômico.
Nosso agradecimento ao convite do Luiz Serafim da 3M e toda sua equipe!
Abraços
Max

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Somos ruins de inovação? Como assim Nizan?


Olá Pessoal,

Em março de 2000 antes do estouro da bolha Pontocom (alguem ainda se lembra?) eu e o Luis Felipe Carchedi da Companhia Província fomos até Boston nos EUA participar de um evento na Sloan School of Management do MIT para debater sobre a Nova Economia. Tínhamos sido selecionados para apresentar um plano de negócios de um Portal de Inovação para a Rio Bravo do a época recém saído do Banco Central, o ex-Presidente Gustavo Franco e para uma empresa de investimentos PuntoCom Holdings.
Foram dois dias ótimos. Uma das palestras foi do então presidente do IG Nizan Guanaes falando sobre modelo de negócio, criatividade e resultado. Isso mesmo. Pois foi que na semana passada me deparei com uma matéria na Época Negócios onde o publicitário diz que "Somos bons de gestão mas ruins de inovação". Achei interessante.
Diz ele:

“E sem inovação, não vamos chegar lá. Se continuarmos a fazer as coisas da mesma maneira velha, não vamos nos tornar mais competitivos”

Fiquei pensando porque o principal executivo do 10o maior grupo de comunicação do mundo, do país dos criativos pode pensar dessa forma. Quem sabe ele já saiba que criatividade sem resultado não é inovação. Ou que as próprias agências de comunicação e publicidade precisem muito inovar no modelo de negócio.
Nizan é um empreendedor serial. Já montou uma gama enorme de negócios. Nizan atualmente viaja o mundo divulgando o Brasil. Já tive a oportunidade de encontrá-lo em Nova York num forum Presidido pelo Dr. Mario Garnero que tinha como palestrante o Ex-Presidente Bill Clinton. Quem sabe Nizan tenha razão. As ideias do Prof. Falconi ganharam destaque nos últimos anos na mídia especializada e na alta gestão de empresas brasileiras. Mas realmente chegou a hora de darmos mais um passo. E não é qualquer passo. É um passo no desconhecido.
Mas que pode colocar o país e nossas empresas em um novo patamar de competitividade.
Também pensei sobre a dicotomia que Nizan destacou Gestão x Inovação. Na Innoscience nós propomos a revanche. Gestão + Inovação. É possível gerenciar a inovação. Não são movimentos excludentes, pelo contrário. As empresas bem geridas do ponto de vista de processos, custos, finanças são aquelas mais habilitadas a gerir a inovação.
Pense nisso!
Abs
Max
Ahh no final da viagem a Boston reencontrei Nizan no aeroporto voltando para o Brasil. Ele quem sabe não se lembre mas sai daquela palestra no MIT com a centelha da inovação!