terça-feira, 11 de novembro de 2008

Inovação de Canal


Olá,
Tudo bem? Inovação é algo novo de alto impacto. Não basta ser novo. É preciso gerar resultado significativo. Do contrário pode ser uma importante melhoria mas não uma inovação. Mesmo considerando as inovações, é preciso distinguir entre os diferentes tipos de inovação. Primeiro em relação a sua intensidade: Inovação incremental, substancial ou radical.
Além da intensidade podemos diferenciar os tipos de inovações pela localização no negócio onde ela ocorre. É um novo produto? Um novo processo? Um novo canal de distribuição? A combinação dessas duas questões INTENSIDADE e LOCALIZAÇÃO determinam o tipo de inovação numa empresa. O Prof. Mohan Sawhney elaborou o Radar da inovação que apresenta as doze dimensões (tipos) de inovação.
Um destes tipos é a INOVAÇÃO NO CANAL DE DISTRIBUIÇÃO que consiste em Criar novos canais de distribuição ou locais em que os produtos ou serviços podem ser oferecidos. As lojas de conveniência AM PM nos postos de gasolina Ipiranga na Região Sul introduziram uma inovação desse tipo anos atrás criando um novo espaço de consumo.
Agora a Casas Bahia, aprofundando sua liderança nas comunidades de menor poder aquisitivo, inaugura, segundo Agencia Estado, nesse dia 12/11 a sua primeira loja dentro de uma favela na comunidade de Paraisópolis, que fica na zona sul de São Paulo e é a segunda maior favela da cidade e a quinta do País. A favela tem uma população de 80 mil pessoas e 20 mil domicílios,apresentando renda média na faixa de R$ 600 por mês (UMCP). O Bradesco também já tem uma agência na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, informa que estuda abrir uma unidade própria em Paraisópolis em função da baixa concorrência e grande mercado.
O sucesso dessa idéia de novo canal dependerá de como as empresas viabilizam um modelo de negócios de baixo custo para manter as margens da operação. Com tecnologia, baixos custos fixos e uma proposta de valor sub-ótima tais empresas podem transformar essa idéia numa inovação a ser aplicada não apenas em outras cidades do Brasil mas em outros países do mundo que têm tais características.
O que você acha? Ela pode se transformar numa inovação radical?

Abs
Max
P.S- Se quiser saber mais sobre os 12 tipos de inovação acesse nosso site em www.innoscience.com.br

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

12 comentários:

Gabriela Mendel - turma 53 disse...

Acredito que este tipo de inovação é radical, pois poderá levar à uma mudança total de paradigmas e conceitos. Será necessária uma nova abordagem e estratégia para que se possa ter sucesso neste tipo de operação.

Anônimo disse...

Acho que não. Acho que este tipo de investimento não traria a rentabilidade exigida à este negócio. Outro ponto a ser considerado é a falta de instabilidade financeira das pessoas que vivem nesses locais. Acredito que seria uma inovação não rentável pois as margens de lucro obtidas nas operações com este público não seriam satisfatórias para atender as exigências dessas instituições. Desconsiderando o fator financeiro, com certeza seria uma "inovação radical" e muito ousada, porém iria demandar muita ousadia para sua implantação.

Anônimo disse...

Se não tem resultado financeiro não é inovação!!! Inovação radical sem resultado é INVENÇÃO.
Concordo com Andressa sobre a necessidade de tornar a operação rentável. Mas se tem alguma empresa no Brasil em condições de atender uma demanda de mais baixa renda com eficiência e retorno financeiro essa é a Casas Bahia. No entanto isso vai demandar um marketing diferente, uma logistica diferente, uma gestão de pessoas diferente. Se conseguirem isso poderão com certeza exportar esse modelo pr aoutras cidades e até países....

Anônimo disse...

Diversos estudos já mostraram o potencial de consumo das classes mais baixas e mais recentemente o avanço no poder de renda desse público. Me parece uma iniciativa interessante. Se o preço for o mesmo que nas outras lojas já é o suficiente pois a conveniência espacial será um diferencial dessa loja.

Anônimo disse...

nos negócios de baixo preço a proposta de valor não é o problema central! O problema é o modelo de negócio para memso num preço e margem unitária menor conseguir ter resultado. como disse a Gabriela será necessária uma nova estratégia mas especialmente o lado de dentro da estratégia... sem modelo de negócios...

Florynar Dickel disse...

Bacana esta idéia das Casa Bahia, tem tudo para dar certo, pois sabe-se que as pessoas de baixa renda são as mais suscetíveis as crises financeiras, mas são também os que mais tem necessidade de pagar as suas contas em dia.

Unknown disse...

Para mim não é inovação de canal, até porque já são lojas populares.
Inovação por localização???????
Uma estratégia interessante é entrar nas favelas, será que como não conseguirão entrar no Rio Grande do Sul,estão indo para as favelas no Rio de Janeiro?

Anônimo disse...

No Brasil, com a maioria da população nessa faixa de renda, é uma grande oportunidade. Se a demanda for bem aproveitada, aliando custos com renda, não tem como dar errado. E como disse o Pedro Campos no seu comentário, as Casas Bahia é a empresa brasileira que possui as condições para inovar esse canal no Brasil.

Anônimo disse...

entendo que seja uma inovação de canal. A inovação de canal é encontrar um local ou formato novo para atender o consumidor.... claro que já exstem lojas populares mas, nesse caso, a Casas Bahia foi bem além....

Anônimo disse...

Acho que a Casas Bahia acertou, pois como é uma loja para pessoas de menor poder aquisitivo localizou-se bem. Com certeza a comunidade vai comprar onde houver mais prazo para pagar, o que dá tempo de receber outro salário para cumprir com outros compromissos.

Anônimo disse...

Acredito que seja apenas uma inovação substancial de canal. Não podemos esquecer que a Casas Bahia decolou atendendo pessoas de baixa renda, ou seja, a empresa ja está focada neste tipo de negócio. Acredito que, com algumas pequenas modificações, a nova filial tem tudo pra dar certo.

Anônimo disse...

Como sabemos a Casas Bahia é uma das lojas mais populares do país, senão a mais. Essa idéia se fortificou com todo investimento nas propagandas e jogadas de marketing... Sendo assim, acredito que seja a organização ideal para testar este novo canal de distribuição, porque é a empresa que possui maiores chances de retorno neste mercado. A possibilidade de compra com parcelas a longo prazo chama a atenção da população de baixa renda do Brasil. Porém, para que este negócio de certo e seja sucesso será necessário, como alguns colegas já citaram no tópico, algumas modificações da empresa para adequar-se a esta nova filial.