sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Experimentação na Telefônica


Olá,

Tudo bem? Vamos sair da temática dos automóveis e falar um pouco sobre a gestão de projetos inovadores.
Da idealização a implementação um projeto inovador enfrenta vários desafios já que o sucesso na gestão de projetos inovadores depende de fatores diferentes dos fatores criticos da gestão de projetos convencionais.
Qual a principal caracterísitica de um projeto inovador? A incerteza e os riscos. Não há análise suficiente que garanta os resultados futuros. A única alternativa é adotar um processo sistemático de experimentação. O velho "tentativa e erro", o projeto piloto, estruturado, intencional.

Aproveitando o tema, um exemplo dessa prática é a Telefônica que está "testando" a nova tecnologia WIMAX. O projeto-piloto como citado pela reportagem do Jornal Valor Econômico envolve 150 clientes residenciais nos bairros de Pinheiros e Jardins, na cidade de São Paulo. Conforme citado pela matéria, "O objetivo é avaliar o desempenho da rede e dos serviços e avaliar a receptividade da tecnologia", afirmou o vice-presidente de estratégia e regulamentação da operadora, Maurício Giusti. Segundo informado na reportagem, os testes serão feitos em parceria com a Motorola e Intel (Jornal Valor Econômico)

Segundo nossa experiência o processo de experimentação tem algumas premissas básicas.
- Foco no aprendizado e não no resultado: o espírito de uma experimentação é checar as incertezas e riscos e não obter o melhor resultado. A busca do resultado será enfoque da etapa seguinte da inovação quando a empresa levar o produto/processo/modelo de negócio para a prática em larga escala.
- Errar mais Rápido: Sabendo que a incerteza é grande o melhor a ser feito é antecipar o erro. Quanto mais cedo a empresa erra mais cedo aprende e acerta a estratégia adequada para a nova iniciativa inovadora.
- Definir Indicadores Qualitativos a Acompanhar: As medidas de avaliação de um experimento estratégico não são Receita, Lucro, EBITDA... mas nível de relacionamento com produto, percepção em relação as alternativas concorrentes entre outras medidas qualitativas. Esses indicadores qualitativos estão relacionados às incertezas e riscos identificados pela empresa.
- Amostra Relevante: O teste precisa ter a amostra adequada para responder às incertezas identificadas pela empresa. Nem tanto em função de quantidade estatística mas por relevância para que o feedback possa ser posteriormente utilizada no desenvolvimento da inovação.
O que você acha? Tem alguma experiência que valida ou desconfirma tais premissas?
Abs
Max

9 comentários:

Anônimo disse...

Sou estudante do curso Pós-Graduação em Leadership & Management do ISEG em Lisboa e terminámos a cadeira de Gestão da Inovação onde percebi o "modelo conceptual" para o processo de inovação e conhecimentos económicos.
Parece-me ser um modelo dinâmico,aberto e criativo para o constante melhoramento dos processos inovadores.
Recomendo vivamente essa consulta.

Anônimo disse...

Onde posso acessar esse modelo conceitual? Está no site da ISEG?

Anônimo disse...

no site da innoscience também tem um modelo conceitual deles! Muito bom! Parabens!

Anônimo disse...

muito bom esses indicadores qualitativos!

Anônimo disse...

A Telefonica está testando esse serviço nos chamados early adopters. Como normalmente sao os primeiros a utilizar um produto ou serviço, sabem que poderão ocorrer falhas e estão dispostos a colaborar no desenvolvimento.

Anônimo disse...

essa ideia de colocar o cliente como parte do processo de inovação tem sido bastante debatida. Alguns chamam de co-creation.

Anônimo disse...

Olá, para quem está bastante envolvido em Inovação ou tem interesse e ainda não está sabendo, gostaria de divulgar "Congresso Internacional de Inovação da Fiergs" em Porto Alegre, nos dias 17 18 e 19 de novembro.

Anônimo disse...

Acredito que a questão de 'ênfase no aprendizado e não no resultado' possa ser uma das principais barreiras para a inovação nas empresas. Se os gestores não estiverem dispostos a encarar os testes como aprendizado e não como despesa, o projeto pode nunca sair do papel.

Simone Bender - Turma 53 disse...

Qual a principal caracterísitica de um projeto inovador? A inovação tem a ver com a procura e a descoberta, a experimentação, o desenvolvimento, a adoção de novos produtos, novos processos e novos alinhamentos organizacionais. A inovação é o processo que transforma idéias em valor comercial.