terça-feira, 28 de outubro de 2008

Mais de automóveis...


Olá,
Tudo bem? A partir da discussão dos automóveis elétricos identificamos uma outra notícia interessante para analisar sob as óticas da inovação. Um dos grandes segredos dos segredos dos produtos inovadores é que estão claramente posicionados para "resolver um problema importante do cliente".
Até então, os carros elétricos tem sido posicionados como alternativa aos carros normais. Ao comparar atributos como velocidade, design e conforto os carros elétricos acabam sendo dispensados.
A empresa indiana Reva pensou diferente. Ao invés de tentar brigar com os carros porque não substituir as bicicletas? Por que não posicionar o produto como o "segundo carro" ? Foi exatamente isso que a empresa fez. Com isso as expectativas dos consumidores, especialmente aqueles de grandes centros urbanos como Londres, migram para outras questões como gasto de combustível, estacionamento, ecopreocupações..... Com essa abordagem a empresa já vendeu 3000 unidades de seu modelo elétrico sendo que 1000 para moradores de Londres.
Será que o seu produto com potencial inovador está adequadamente posicionado? Ele trabalha para facilitar a vida do cliente num "problema" que ele tem com frequencia?
Mande suas experiências!!
abs
Max



Mascote dos londrinos

Enquanto as grandes montadoras ainda trabalham para lançar seus carros elétricos, a indiana Reva já comemora o sucesso de seu modelo (que leva o mesmo nome da empresa) — pelo menos no mercado londrino. Das 3 000 unidades do veículo vendidas no mundo, 1 000 estão hoje nas mãos de moradores de Londres. O motivo da popularidade? Comprado principalmente como segundo carro, o Reva tornou-se a alternativa para quem quer driblar o pedágio urbano, já que veículos elétricos não estão sujeitos ao pagamento da taxa diária — de 14 dólares —, cobrada de quem entra motorizado no centro da capital.

Fonte: Exame

11 comentários:

Gabriela Mendel - turma 53 disse...

A empresa indiana acertou em cheio com o lançamento deste produto, pois acima de tudo focou a necessidade das pessoas. Uniu uma ideia ecologicamente correta a uma demanda crescente. Esta é a tendência do futuro.

Anônimo disse...

Acho que a empresa posicionou-se bem e tem tudo para dar certo em outros grandes centros urbanos, devido principalmente as questões ecológicas, já que a grande preocupação do século é o desenvolvimento sustentável.

Anônimo disse...

além das questões ecologicas a abordagem auxilia na questão do trafego que tem tido poucas soluções eficazes, vide exemplos de rodizio em SP

Anônimo disse...

E aonde fica o Brasil nessa???
Com tanta camaradagem e carisma que o nosso Presidente proporciona, por que não inovar gerando mais empregos igual a Índia?

Anônimo disse...

Essa idéia tem tuda a ver com a tendência de sustentabilidade e consciência ecológica. Os carros elétricos vão ser a tecnologia dominante num futuro breve.

Anônimo disse...

A empresa identificou as necessidades dos clientes.
E também a tecnologia do carro elétrico traz ganhos de economia de combustível, redução da emissão dos gases do efeito estufa e redução da poluição sonora.

Anônimo disse...

A empresa 'fugiu' da idéia de substituição dos carros de hoje por elétricos (idéia que ainda encontra barreiras tecnológicas e culturais), identificou uma necessidade de mercado e está obtendo sucesso com o produto. Brilhante.

Anônimo disse...

Como o pessoal já comentou,a idéia é sensacional,a empresa posicionou-se super bem...mas o que me deixa indignado é o porque dos governos do resto do mundo,inclusive o Brasil,não apostam nesse tipo de idéia,não aceleram o desenvolvimento destas soluções ecologicamente corretas???Ao meu ver,simplesmente porque não estão preocupados com o futuro do planeta e sim com que tipo de impostos irão criar,para roubar cada vez mais de todos.

Anônimo disse...

Matéria muito interessante e com os demais colegas comentaram sobre quando o Brasil e demais países irão buscar alternativas do gênero para solucionar algumas de nossas dificuldades, isso ainda é uma incógnita, mas parece que o modelo da reva já esta sendo comercializado no Brasil, através da representante da REVA na América Latina, a CAM, do Grupo Endesa, mais conhecida no estado do Rio de Janeiro e do Ceará. Pelo que pude estudar é um excelente meio de transporte para quem roda menos que 80km na cidade e permanesse 8 horas em casa, onde pode reabastecer o veículo. Ele pacere ser o início da solução para o nosso dilema do congestionado tráfego e ruas sempre interditadas, quem nao encontra dificuldade em estacionar em nossas ruas e estacionamentos hoje?? A empresa esta inovando e com isso ajudando o meio ambiente, e o caos que enfrentamos em nosso cotidiano.
Uma idéia muito interessante, seria que nossos governos conseguissem isenção/redução de impostos para este tipo de iniciativa, já é para o bem da população como um todo.

Anônimo disse...

A empresa Indiana inovou no mercado, tendo como seu foco as necessidades de seus clientes. Quando criou um carro para não perder clientes para concorrentes indiretos, levando em consideração questões ecológicas positivas, abriu uma porta para o mercado do futuro, que se preocupa com o desenvolvimento sustentável.

Simone Bender - Turma 53 disse...

Atualmente um dos principais temas abordados é a questão ambiental. Sociedade, empresas, entidades, governo, todos estão preocupados com a vida do planeta. Dessa forma, a empresa Indiana está se mostrando bastante inovadora frente a este desafio.