quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Cenex, Inovação e Olá Turista


Olá,

Tudo bem? Na semana passada tivemos o prazer de desenvolver um workshop de 2 dias com o CENEX www.cenex.com.br com executivos de empresas de pequeno, médio e grande porte para discutir a gestão da inovação.

Para simular as 4 fases da cadeia de gestão da inovação (idealização, conceituação, experimentação e implementação) criamos um tema central: a COPA DO MUNDO DE 2014 no BRASIL. A partir daí os grupos sugeriram temáticas para geração de idéias (Símbolos Gaúchos e Turismo para Viajantes de Aventura). Uma série de idéias foram geradas e apenas algumas evoluiram nas demais fases. O interessante é que uma das idéias bem avaliadas já tem um forte concorrente. Em reportagem de hoje no site globoesporte.com a empresa anuncia o que segue:


Profissionais terão a chance de aprender inglês e espanhol gratuitamente em um ano
Se dentro de campo a Copa de 2014 no Brasil promete mexer com a emoção dos brasileiros, fora dele vai se tornar um mundo de oportunidades. Em parceria com o Ministério do Turismo, a Fundação Roberto Marinho criou o programa ‘Olá, Turista’. Nele, profissionais de diversas áreas ligadas ao setor de turismo que atuam diretamente com o público terão a oportunidade de aprender, de graça, em um ano, inglês e espanhol, pelo método de educação a distância.

As inscrições começaram em julho, pelo site www.olaturista.org.br. As aulas devem ter início em setembro. Na primeira etapa do programa, que será piloto, haverá 500 vagas nas cidades do Rio de Janeiro e de Salvador. A partir de janeiro, na segunda fase, 80 mil pessoas poderão participar no Rio, na Bahia e no Amazonas. Garçons, taxistas, artesãos, recepcionistas, telefonistas, barraqueiros, motoristas e guias, todos os que trabalham diretamente com turistas e precisam dos idiomas para se comunicar e mostrar-lhes as belezas naturais de nosso país podem se preparar. O Canal Futura participará do programa, produzindo audiovisuais e chamadas para mobilizar as pessoas.

Os cursos do projeto ‘Olá, Turista’ foram desenvolvidos pela Education First (EF), fundada em 1965. A EF conta, hoje, com mais de 15 milhões de alunos. A metodologia dos cursos de inglês e espanhol inclui aulas de conversação dirigidas por professores on-line com orientações para atividades de estudo individual.


Como será que essa iniciativa vai impactar a idéia gerada no workshop de gestão da inovação do CENEX? É uma ameaça?

Forte abraço
Max

2 comentários:

Anônimo disse...

Good brief and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Thanks you as your information.

Anônimo disse...

Opulently I acquiesce in but I contemplate the brief should have more info then it has.