terça-feira, 29 de setembro de 2009

Experimento com Potencial Inovador na Coca Cola


Olá,

Tudo bem? Seguimos atentos as notícias do mundo da inovação. Essa semana lançamos uma nova versão da Innovation Insight, newsletter da Innoscience sobre gestão da inovação. Também estamos preparando algumas novidades para o Correio da Inovação, nossa revista mensal sobre o tema.
Essa última semana uma notícia publicada na Revista Exame nos chamou atenção. http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0952/marketing/filantropia-resultados-498392.html
Ao longo dos últimos anos a Coca Cola perdeu uma série de oportunidades. O negócio de sucos. O negócio de agua com sabor (H2O). O negócio de Isotonicos. E até o negócio de energéticos. Depois de tais mercados serem criados (alguém inovou) a Coca Cola foi lá e comprou algum grande operador do setor. A que preço?
No entanto, fomos recentemente supreendidos por essa notícia da Exame.
O programa COLETIVO é inédito no mundo e prepara jovens de 17a 25 anos para atuar como parceiro da empresa junto ao público que mais cresce no Brasil e onde a empresa vê enormes possibilidades: a baixa renda.
Durante 2 meses os jovens são preparados com técnicas de venda e produto em salas de aulas montadas dentro da comunidade em parceria com organizações sociais locais. Segundo a Exame "até agora o programa já formou 550 jovens em cinco favelas -- duas na cidade de São Paulo e três em Recife. A ideia, no entanto, é treinar 1 milhão de jovens até 2012, em 1 500 comunidades".
A experiência que segundo a matéria está sendo observada de perto pela Matriz da empresa ainda não deu respostas definitivas sobre o tema. De acordo com os resultados o projeto poderá ser ampliado para outros países como India e China.

O case a nosso ver traz 3 grandes aprendizados para quem quer gerenciar inovação:

1) Pense em todos os tipos de inovações: A empresa está experimentando um novo canal de distribuição, que nós chamaríamos de inovação de presença (vide radar da inovação em www.innoscience.com.br).

2) Abuse da experimentação: A empresa não conseguiria testar essa ideia se não fosse num projeto piloto de menor custo e abrangência que proporcione os aprendizados necessários para uma futura ampliação.

3) A origem das ideias vem do campo: O projeto começou a partir de uma experiência na qual a Coca Cola colocou seus executivos para vivenciar durante 2 dias a casa de famílias de baixa renda.


Pense em como esses aprendizados podem ser utilizados pela sua empresa em seus desafios de inovação.
Compartilhe conosco!

Abs
Max

Nenhum comentário: