terça-feira, 9 de novembro de 2010

Ainda o perfil do inovador


Olá,

Segue a discussão sobre o perfil dos inovadores. A Revista Época Negócios publicou a visão de um especialista, professor do IMD Jean-Philippe Deschamps.
O autor concorda com nossa visão publicada no artigo Competências Individuais para Inovar: NÃO HÁ PERFIL ÚNICO DE INOVADOR.
Segundo o autor o processo de inovação é a chave para definição do perfil. Ok, concordamos mas nossa visão difere da apresentada pelo Professor Deschamps. Conheça seus tipos de inovadores.

Visionário_Também chamado pelo professor de “campeão da inovação”, encaixa-se como uma luva para o desafio mercadológico do tipo mais raro: a criação de uma nova categoria de produto ou serviço. Exemplo de líder visionário, segundo Deschamps, é Lewis Lehr , ex-presidente da 3M, que costumava dizer “eu sigo aqueles que, na empresa, perseguem os sonhos”. Sem esta liderança, inovações radicais, como a criação do post-it na 3M, ou das embalagens de celulose para enlatados da Tetra Pak, correriam sério risco de emperrar.

Arquiteto_Um tipo analítico e pragmático. É o ideal para a implementação de novos modelos de negócio ou novos sistemas que alteram o modelo antigo. Assim como o visionário, uma de suas características é possuir a concepção global do objetivo a ser alcançado, porém com atenção às minúcias da execução. Um exemplo é Ray Webster, o CEO da EasyJet entre 1995 e 2005, um dos arquitetos do modelo de sucesso de companhia aérea de baixo custo.

Conector_É a personalidade ideal para liderar projetos de soluções ao cliente, que normalmente envolvem diferentes departamentos da empresa, fornecedores e usuários. Este tipo combina maleabilidade na negociação com rigor de execução. “Conectores” estavam por trás da bem-sucedida reestruturação da IBM, convertida em provedora com soluções customizadas de serviços. “Devem combinar carisma com capacidade de orquestração”, diz Deschamps.

Treinador_O treinador “raçudo”, como Felipão, é perfeito para o tipo mais comum de inovação, a incremental, que visa aperfeiçoamentos em produtos e serviços. É um mestre de execução sincronizada e veloz, pois a rapidez para aterrissar nas prateleiras é vital, nesse caso. “É um líder que deve combinar as qualidades dos treinadores do esporte. É durão e exigente, mas também uma mãe na hora certa, dando todo o apoio à equipe”, conclui Deschamps.

Enfim, o professor Deschamps relaciona o perfil aos tipos de inovação, especialmente a INTENSIDADE da mesma. Interessante. No entanto, nossa visão é de que há maiores diferenças entre as fases da CADEIA DE VALOR DA INOVAÇÃO (Idealização-conceituação-experimentação-implementação) do que em relação ao grau de radicalidade ou o foco da inovação. É possível inclusive que as duas teorias possam ser fundidades. A teoria baseada nas fases da cadeia de nossa autoria e a teoria baseada nos tipos de inovação do professor Deschamps.
O que você acha?
Abs
Max

Um comentário:

Ferdinand disse...

Prezados,como não temos todo o tempo do mundo.
Também eu, numa leitura rápida de algumas matérias, apesar de interessantes não conseguí perceber menção ao Knowledge Mangement (KM) tão em moda na rede externa.
Poderiam apontar onde tratam do mesmo?
Grato pela ajuda.