quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Inovação por Inovação?


Olá,

Estamos participando do 3o Congresso Internacional de Inovação na FIERGS em Porto Alegre. Coordenamos o Web3i, open innovation do evento com a comunidade inovadora. Durante o evento que transcorreu ontem e hoje assistimos a apresentação de Mchael Schrage, do MIT. O Professor deu entrevista para ZH que transcrevo abaixo os principais trechos.

Zero Hora – Fala-se muito sobre inovação atualmente, mas o que de fato a define? Inovar é somente descobrir uma solução nova para um problema?

Michael Schrage – Inovar é converter uma novidade em valor. A questão é: “novo” e “valioso” para quem? Outra questão: nós fazemos um trabalho eficiente e efetivo de conversão da novidade em valor? Para mim, esse é o desafio. Transformar uma velha solução em uma nova solução pode ser muito inovador. Quando a Jet Blue (empresa aérea americana) fez a Embraer colocar TVs na parte de trás dos assentos em seus jatos, eu diria que foi muito inovador.

Zero Hora – No Brasil, muitas companhias ainda não têm certeza sobre os benefícios de investir e desenvolver novas soluções. Elas ficam com medo de desperdiçar seu dinheiro. O que o senhor diria para essas companhias?

Michael Schrage – Eu diria que elas estão certas por ter medo. Inovação por inovação é um mau negócio. Quando eu trabalho com grandes empresas, eu as faço ter certeza de que os investimentos em inovação estão alinhados com seus objetivos estratégicos e com sua disposição e habilidade para administrar riscos. Assim como não há almoço grátis, não há inovação sem riscos. Mas isso pode ser administrado. Esse é o foco de minhas investigações.

Zero Hora – Na maior parte das vezes, a inovação hoje parece ser mais iniciativa de pequenas do que de grandes companhias. Twitter, Facebook e até mesmo o Google, por exemplo, iniciaram esse caminho. O senhor concorda?

Michael Schrage – Não concordo. Inovação tanto pode surgir de grandes companhias quanto de empresas pequenas e até individuais. A variável mais importante na equação da inovação não é o inovador ou mesmo o tamanho de quem inova. Isso é um mito, um perigoso e ridículo mito. A chave para a inovação é o usuário, é quem adota a inovação. Fora dele, a inovação em si mesma não tem valor. A inovação é um valor de uso.

Interessante a ideia do Prof. do MIT sobre o conceito de inovação. É valioso? É novo? Nossa visão na Innoscience é É novo? Traz resultado? Que de alguma forma é análogo ao é valioso. No entanto, o valioso precisa se converter e resultado, segunda nossa visão.

Também muito interessante a visão do pesquisador sobre a possibilidade das empresas de diferentes portes inovarem. Inovação não é exclusiva de pequenas ou de grandes empresas mas daquelas que melhor administrarem o processo de inovação e criarem o ambiente organizacional adequado a inovação.

Parabéns ao IEL-RS pelo evento.

abraços
Max

Um comentário:

Ferdinand disse...

Prezados a melhor definição para inovação com que me deparei foi a do Clemente Nobrega: "Inovação é tudo aquilo que libera dinheiro novo em um negócio."