quarta-feira, 18 de março de 2009

Empreendedorismo e Inovação


Olá,

Tudo bem?

Você sabia que o Jovem brasileiro é o terceiro mais empreendedor do mundo entre os países do G-20?

Reportagem do Jornal Zero Hora apresentou o ranking de empreendedorismo segunda a Pesquisa Global Entrepeneurship Monitor — a GEM 2008. Interessante destacar que para cada brasileiro que empreende por necessidade, há dois que o fazem por oportunidade.

Segundo a matéria, "A pesquisa aponta também que a Taxa de Empreendedores em Estágio Inicial (TEA) brasileira manteve-se em torno de 12%, índice semelhante ao de nações como os Estados Unidos e outros países desenvolvidos. De 2001 a 2008, a TEA média brasileira foi 75% mais alta do que a média de todos os países participantes do estudo. Entre os 15 países do G-20 — grupo das 20 maiores economias do mundo — presentes no levantamento, o Brasil ocupou a terceira posição em empreendedorismo"

Como seria se tais novos empreendimentos fossem potenciais inovações? Com certeza a chance de sucesso de tais iniciativas aumentaria muito. Precisamos fomentar um ambiente propício à inovação. Além disso, precisamos que todos aqueles que empreendem no Brasil e que não são poucos, possam entender que as inovações geram vantagem competitiva que possibilita que as empresas apresnetem melhor desempenho financeiro e por consequencia ampliem sua competitividade.

Você vai montar um novo negócio? Pense em:


- Que problema do cliente você está tentando resolver?
As principais inovações são focadas em resolver um problema importante de um grupo de clientes melhor que as alternativas disponíveis. Entender a situação-problema do cliente é o primeiro passo.

- Qual a sua proposta de valor?
O segundo passo é definir o que você aporta de diferente para resolução desse problema. Conveniência, preço, qualidade, durabilidade, design...?

- Como você vai ganhar dinheiro?
Muitas ideias são uma boa proposta de valor para um importante problema do cliente mas não geram resultado. De que adianta você ter vários clientes, quem sabe muito satisfeitos mas sem viabilidade econômica. Não deixe de pensar como você gera as receitas mas também como são seus custos e despesas.

Lembre-se da GOL Linhas Aéreas. Ela foi, anos atrás, um novo empreendimento. Não deixe de sonhar mas aumente suas chances de sucesso ao transformar seu novo empreendimento numa inovação. Com certeza vai valer a pena e quem sabe o Brasil comece a aparecer também nos rankings de inovação!

Abs
Max

2 comentários:

Anônimo disse...

ótimo post, realmente o grande problema dos empreendedores brasileiros é a falta de visão de como ganhar dinheiro com suas novidades. é a grande diferença entre invenção e inovação.

Anônimo disse...

sera que a azul e' inovadora? jatos menores poderao fazer a diferenca?