terça-feira, 10 de março de 2009

Inovação e imitação


Olá,

Tudo bem?

Você conhece a Lenovo? A Lenovo é a empresa chinesa que comprou a divisão de PCs da IBM alguns anos atrás. Depois de algumas tentativas frustradas de expansão internacional a empresa está refocando o mercado doméstico chinês onde tem mais de 40% de market share.

Durante anos o segmento de PCs foi dominado por inovações tecnológicas e de produto. Recentemente, algumas empresas como a Apple tem inovado nos Pontos de Presença com o desenvolvimento de Lojas Próprias de Varejo. Também percebe-se a inovação de clientes com as iniciativas da Positivo em direção a Baixa Renda no Brasil e os Netbooks (nova categoria de microcomputadores que a Asus desenvolveu).

A Lenovo parece ter aprendido com os dois casos e agora está tentando replicar tais experiências na China. A empresa anunciou em reportagem no Wall Street Journal que irá abrir 700 novas lojas para atender o consumidor rural chines como produtos de baixo custo. A empresa pretende aproveitar o estímulo que o Governo Chines está dando para compra de eletrônicos em áreas rurais. A empresa divulgou que irá oferta 15 modelos entre $ 365 e $ 510. O Vice Presidente da empresa prometeu atender mais de 320 mil comunidades. Os analistas de mercado tem dúvida quanto ao potencial da oportunidade já que a renda média do trabalhador rural é de $ 700 média/ano e as condições de subsídios estão disponíveis para todos concorrentes. Por outro lado, esse modelo se bem sucedido poderia ser "exportado" para outros paises.

A notícia apresenta alguns aprendizados:

1) As inovações são rapidamente copiadas: Estamos numa era de enorme mobilidade do conhecimento e acesso a informação. As empresas mais exitosas atraem atenção de "copiadores" que tentam replicar tais soluções sem ter que incorrer nos custos e riscos da inovação.

2) Existem diferentes tipos de inovação: Como podemos observar há inovações de produto e tecnologia mas mesmo em setores caracterizados como de alta tecnologia são outros tipos de inovação que estão gerando os maiores resultados.

E na sua empresa? As inovações também são rapidamente copiadas? Quais tipos de inovação tem maiores dificuldades de serem copiadas?

Abs
Max

3 comentários:

Anônimo disse...

Talvez as únicas inovações que demorem mais para serem copiadas são aquelas que utilizam uma tecnologia mais avançada.

Anônimo disse...

Na minha opinião, a combinação de mais de um tipo de inovação pode ser uma forma de dificultar a cópia. De qualquer maneira, normalmente o primeiro e no máximo o segundo são os que tiram os filés do mercado, depois o pessoal entra e fica brigando pela carniça.

Anônimo disse...

difícil é copiar a Apple pois quando os concorrentes conseguem algo parecido, eles já lançaram uma nova versão.