quinta-feira, 5 de março de 2009

O Halls a Melhoria e a Inovação


Olá,

Tudo bem?

Essa semana discutimos na Innovation Insight, newsletter da Innoscience sobre a diferença entre invençõa, melhoria, inovação incremental e radical. Aproveitaremos o Blog para a partir de um caso discutir tais conceitos. Para tanto, apresentamos a Matriz de Melhoria e Inovação uma criação da Innoscience para facilitar esse entendimento.
Na semana passada ao parar para abastecer num posto de gasolina no deslocamento entre reuniões comprei um Halls. Isso mesmo a famosa bala da Cadbury, uma das maiores empresas de confeitos do mundo.
Ao comprar percebi que o Halls que escolhi tinha uma novidade. Será uma inovação? O Halls de maça verde tinha pequenas "listras" de morango que davam um sabor diferente para a bala. Voltei a loja de conveniência AM PM do Posto Ipranga (que também merece uma análise de inovação) e percebi que o Halls também era vendido em caixinhas não apenas em sua embalagem original. Mas seria então isso uma inovação? Me lembrei do Club Social bolacha salgada que fez enorme sucesso vendendo em pequenas embalagens que crianças e trabalhadores podiam levar para comer durante o dia.
Antes que vendedora que nesse momento já deveria estar preocupada com meu nível de análise das balas me fizesse algum questionamento fui embora.
Tomamos o presente exemplo para ilustrar as diferenças de melhoria, inovação incremental e radical. As "listras" de morango não podem ser consideradas uma inovação. São continuidade do produto existente com algum avanço. No entanto é pouco provável que mudem significativamente o resultado do produto para a Cadbury. Já a alternativa de uma nova embalagem que no caso do Club Social pode ser considerada uma inovação incremental no caso do Halls também parace uma melhoria pois essa já era prática comum no mercado de balas e confeitos, mudar o formato, tamanho e tipo de embalagem, algo que não ocorria com as bolachas.
E o que seria uma inovação radical? Me lembrei do Iogurte Activia da Danone que revolucionou o mercado. Não seria possível um Halls com alguma propriedade que pudesse auxiliar o desenvolvimento das crianças por exemplo? Uma linha de balas com benefícios de saúde poderia revolucionar o mercado de confeitos e se transformar numa inovação radical.
Importante destacar que todos movimentos são necessários e complementares. A Cadbury pode utilizar de melhorias, inovações incrementais e radicais para melhorar o desempenho de seu negócio.
Você tem exemplos de sua empresa de algo que poderia ser considerado melhoria, inovação incremental e radical? Compartilhe conosco!

abs
Max

2 comentários:

Anônimo disse...

Na empresa que trabalho tudo que fazem eles acham que é inovação. Olhando sob essa perspectiva da novidade vs resultado para mim parece claro que muita coisa que é feito são melhorias. Mesmo assim, fazemos bastante inovação também.

Anônimo disse...

A Becel lançou agora o iogurte ProActive em parceria com a Danone. Será que é uma inovação?