terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Feliz 2010


Olá,

Nesse ano de 2009 tivemos muitas conquistas. O tema da inovação com o qual viemos trabalhando há mais de 4 anos ganhou destaque, capa de jornais e revistas especializadas. A crise por incrivel que pareça ressaltou a relevância da inovação para a competitividade futura das empresas.
De nosso lado desenvolvemos ferramentas (testes para medir a inovatividade da empresa e do individuo), veículos (o innovation insight, o correio da inovação), lançamos o livro Gestão da Inovação na Prática e por fim anunciamos nos últimos dias de 2009 nossa parceria com a BrightIdea para trazer ao Brasil o software de gestão da inovação líder mundial no segmento, o Websotrm 5.0.
Em 2010 desejamos a todos amigos, clientes, parceiros e interessados no mundo da inovação um ano cheio de realizações. Que as ideias de potencial inovador se transformem nas inovaçÕes radicais que irão mudar para melhor o futuro das nossas empresas e da nossa sociedade!
Que venha o 2010!

Abs
Max e Felipe

domingo, 20 de dezembro de 2009

Software de Gestão da Inovação - case Fortune Green


Olá,

Tudo bem?

Os recursos tecnológicos atualmente disponíveis ampliam as possibilidades de conexao, geração de idéias e participação além fronteiras para inovação. Diferentes empresas tem utilizado soluções de crowdsourcng e redes sociais para aumentar a produtividade da inovação.

No entanto, esses recursos e soluções não tem sido circunscritos as empresas. Determinadas institucoes sociais e eventos tem aproveitado tais ferramentas para ampliar a participação da comunidade com temas de interesse geral como pobreza, energias renováveis, sustentabilidade entre outras temáticas.

A Revista Fortune, uma das mais prestigiadas publicações de negócios do mundo está lançando um brainstorming global pela internet conectado a uma conferencia destinada a altos executivos para propor soluções de energia e sustentabilidade.

O evento de 2009 contou com a participação do Sr. Bioll Clinton ex presidente dos EUA e Bill Ford chaiman e CEO da Ford Motors COmpany entre outros renomados pensadores0.

O evento contará com palestrantes renomados e na edição de 2010 haverá a possibilidade de participação de todo o publico interessado no tema viabilizada pelo Webstorm, software de inovação da BrightIdea, líder mundial na área, parceira da Innoscience no Brasil.

O software viabiliza todo o processo de coleta, colaboração, votação e gestão de projetos inovadores. A interface intuituiva e os recursos de segurança permitem uma ótima experiência do usuário.

Querendo saber mais sobre o software acessa www.softwaredeinovacao.com.br

Na sua empresa utilizam algum software pra gerenciar a inovação? Compartilhe conosco!

abs
Max

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Quer criar um carro novo? Co-criação na FIAT


Olá,

Tudo bem? Depois de comentar as mais inovadoras do Sul da Revista Amanhã na qual desenvolvemos um teste pra medir as competências dos executivos para inovar para relatar um caso de co-criação. Co-criação tem sido um conceito bem difundido dentro do campo da inovação. O especialista do MIT Eric Von Hippel escreveu muito sobre essa possibilidade de colocar o cliente dentro do processo de desenvolvimento de novos produtos, processos. Enfim, chamar o cliente pra inovar junto com a empresa. A matéria abaixo da Revista Exame aborda o tema. Acessei o site! Muito legal! Tem orientações sobre como colaborar, como dar ideias.... Não importa que o carro não será comercializado (é um carro conceito). Essa iniciativa sinaliza a mudança dos processos de inovação mesmo em gigantes como a Italiana Fiat. Mais e mais setores percebem que as alternativas de open innovation e co-criação são ótimas oportunidades se bem administradas. Falamos muito nisso no Gestão da Inovação na Prática! Vale conferir! E você, quer criar um carro junto?
abs
Max

Quer ajudar a criar um carro?

por Cristiane Correa

Em agosto, a subsidiária brasileira da Fiat colocou no ar um site que convida os consumidores a mandar idéias que possam ser incorporadas a um carro conceito da montadora. À primeira vista a ideia pode soar um tanto maluca. Será que os clientes tem interesse em participar de algo assim? E mais: será que as ideias seriam viáveis? Um balanço do desempenho do projeto mostra que a resposta é sim – para as duas perguntas. Mais de 1 milhão de visitantes já passaram pelo site e quase 11 600 sugestões foram cadastradas. Uma das mais curiosas é a do “carro-refil”, que permite que o consumidor troque algumas peças e acessórios sempre que a montadora faça atualização do visual do carro (assim, seu carro estará sempre com cara de novo).
Por que a Fiat está levando adiante essa iniciativa de de criação colaborativa? “O modelo que a indústria usou até agora para desenvolver automóveis, baseado em conceitos como Taylorismo e Fordismo, remete ao século passado. As montadoras precisam buscar uma nova maneira de criar seus produtos”, disse João Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat. Para Ciaco, esse exercício de futurologia feito agora em parceria com consumidores é um teste que poderá servir como uma espécie de inspiração para o desenvolvimento de novos carros comerciais da montadora.
A partir de janeiro, a Fiat vai começar a selecionar as ideias do site e colocar algumas delas em prática. O carro conceito (lembro novamente que ele não será comercializado) será apresentado no Salão do Automóvel, no segundo semestre de 2010.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

As mais inovadoras do Sul


Olá,

Tudo bem? Já comprou a Revista Amanhã de novembro? Está toda focada em inovação. Entre outros destaques há a relação das Campeãs da Inovação na Região Sul, área de cobertura da Revista. Olha só o ranking, além das mais inovadoras há as mais inovadoras em determinadas dimensões avaliadas.

O que você achou?

CONFIRA AS VENCEDORAS As 10 empresas mais inovadoras do Sul

1. Embraco (SC) 2. Intecnial (RS) 3. O Boticário (PR) 4. Grupo Artecola (RS) 5. Grendene S/A (RS) 6. Marcopolo (RS) 7. Semeato (RS) 8. Whirlpool (SC) 9. PUCRS (RS) 10. Banrisul (RS)

Para saber as mais inovadoras em cada dimensão vá ao site da Revista Amanhã

abs

Max

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Que tipo de inovador é você?


Olá,
Tudo bem? Temos sido constantemente questionado por executivos sobre o "perfil" do profissional inovador. Será que nascemos com tal perfil? E se não tivermos o perfil? Ou se esse perfil for daquele "gênio criativo" e eu for um bom gestor de projetos, será o fim da linha da inovação pra mim?
Felizmente não.
A melhor forma de entender o profissional inovador não é buscando um perfil mas compreendendo os desafios que os executivos enfrentam ao gerir projetos inovadores. Esses desafios são circunstâncias que exigem diferentes competências.
Cada uma das fases do processo de inovação - idealização, conceituação, experimentação e implementação - demandam conhecimentos, habilidades e atitudes diferentes.
Assim, não acreditamos num perfil inovador mas no domínio das competências exigidas para cada uma dessas fases.
A Revista Amanhã publica em sua edição de Novembro uma matéria sobre o tema com nossa contribuição bem como um teste especialmente desenvolvido pela Innoscience para avaliar quais competências você tem mais ou menos desenvolvidas. Vale a pena comprar a revista! Está ótima! Traz também o ranking das mais inovadoras do Sul! Aproveitem!
abs
Max

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Entrevista com Inovador - BASF





Olá,


Tudo bem? Tempos atrás abordamos uma entrevista com o VP de Inovação da BASF sobre inovação publicada pela Revista Exame. Hoje o novo Presidente para AL falou com exclusividade para o BrasilEconomico sobre as perspectivas da empresa com destaque para a inovação. Destacamos os aspectos relacionados a gestão da inovação. Segue abaixo. Para leitura completa acesse www.brasileconomico.com.br Destaque para iniciativas de colaboração com a Monsanto e novas tecnologias em desenvolvimento!

abs
Max


BE - Como será a Basf em 2020 na América do Sul?

RA - Seremos uma empresa com o dobro do volume de vendas atuais e que crescerá acima do mercado nos diversos segmentos em que atua. Isso ocorrerá por meio da inovação, com o desenvolvimento de melhores produtos que atendamas necessidades da região. Mas não temos todas as boas idéias do mundo, às vezes precisamos buscá-las fora, por meio de aquisições ou parcerias.

BE - Quais são os esforços em inovação que irão gerar um melhor posicionamento da empresa na região?

RA - Quase toda inovação no mundo tem como base desenvolvimentos originados na indústria química. A Basf é uma empresa que investe € 1,35 bilhão em pesquisa e desenvolvimento. Uma linha importante de trabalho é a busca de soluções que contribuam para melhorar a qualidade de vida das pessoas e a sustentabilidade do planeta.Na área da construção civil, por exemplo, temos aditivos que permitem a produção de concreto de forma mais econômica e de melhor qualidade. Temos produtos, como o Styropor, colocado entre os tijolos, que gera isolamento térmico e permite uma redução do consumo de energia nos aparelhos de ar condicionado.

Oferecemos tintas sem cheiro e a base d'água, que dispensam solventes que são prejudiciais ao ambiente e a saúde humana. Na área de automóveis, estamos desenvolvendo tecnologias que permitam fabricar baterias mais leves e mais duráveis para os carros elétricos.

Desenvolvemos plásticos que substituem várias aplicações do aço nos automóveis. Carros mais leves consomem menos combustíveis. Nossas soluções em plástico já estão sendo empregadas no Tata Nano, considerado o carro mais barato do mundo.

BE - Quais são as tendências de inovação em defensivos agrícolas?

RA - Estamos desenvolvendo novos sistemas de defensivos adaptados para cada região que atuamos, buscando maior eficiência com maior sustentabilidade ambiental nas ações de combate a fungos, insetos e erva daninha. Mas, no longo prazo, teremos menor uso de defensivos agrícolas e maior presença de transgênicos.

Temos uma colaboração com empresas como a Monsanto e estamos trabalhando no desenvolvimento dos chamados transgênicos de segunda geração. Aqueles que irão gerar ganho de produtividade aos produtores rurais, como os atuais, alimentos mais baratos, mas também benefícios percebidos pelos consumidores, como arroz com mais vitamina ou frutas mais saudáveis.Esperamos apresentar muitas novidades nessa área em um prazo de 5 a 10 anos.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Como estimular a Geração de Ideias?


Olá,


Tudo bem? Super legal a repercussão do nosso artigo na Época Negócios! Valeu!

Bom, nos últimos dias temos sido questionados sobre como estimular inovações. O primeiro passo é ter ideias mas como? Num evento recente nos questionaram sobre o brainstorming, ou "toró de palpite".

Rapidamente esclarecemos que a geração de ideias pode ocorrer de modo espontâneo e induzido. No modelo de indução existem diversas alternativas sendo o brainstorming uma delas. Assim, a primeira dica é não restringir a geração de ideias a um exercício de brainstorming. Há diversas outras formas. Mas pensamos em consolidar nosso aprendizado sobre essa técnica quando me deparei com um artigo da Harvard Management Update sobre o tema.

Algumas vezes o melhor é aprender, copiar e deixar para inovar onde necessário.
Transcrevo abaixo as recomendações para um brainstorming de sucesso! Aproveitem!

abs

Max

Regras para Brainstorming


Existem algumas regras que podemos seguir para termos Brainstorms produtivos nos dias de hoje. Esta é uma receita de sucesso para geração de ideia com a sua equipe:

1.Evite julgamentos. Não rejeite a idéia de alguém se você não gostou...coloque no quadro e talvez seja possível trabalhar ela mais tarde.

2. Busque quantidade. Ter 100 ideias é melhor do que 10, não importa o que você pensa inicialmente sobre a qualidade. Tente estabelecer uma meta de quantidade de ideias a serem obtidas em um determinado espaço de tempo para garantir combustível.

3. Um de cada vez. Quando diferentes conversas estão ocorrendo entre a equipe, ninguém consegue se focar.

4. Seja visual. Rascunhe suas ideias para os seus colegas. Isso vai comunicar a sua idéia mais claramente que apenas palavras, e você ainda pode inspirar algumas novas ideias.

5. Dê um título a sua idéia. Faça isso rápido e sem enrolação, então passe para a próxima.

6. Reconstrua a idéia de outros. Isso estimula as perspectivas de diversas equipes e pode ser especialmente útil quando você se sente preso.

7. Se foque no tópico. A sua ideia de um celular comestível é incrível, mas não durante um brainstorm para tornar ópera mais animada para as crianças.

8. Encoraje ideias selvagens: Quanto mais louco melhor...você nunca sabe o que sua equipe é capaz de fazer com isso.

Para ver essas regras em ação confira esse vídeo feito pelos graduandos John Shinozaki and Jaki Clark, pela estudante de PhD em biologia Leticia Britos, pelo professor da d.school Adam Royalty, e pela professora da East Palo Alto Phoenix Academy Melissa Pelochino. Eles também fizeram esse video sobre como “não” fazer brainstorm.