quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Como estimular a Geração de Ideias?


Olá,


Tudo bem? Super legal a repercussão do nosso artigo na Época Negócios! Valeu!

Bom, nos últimos dias temos sido questionados sobre como estimular inovações. O primeiro passo é ter ideias mas como? Num evento recente nos questionaram sobre o brainstorming, ou "toró de palpite".

Rapidamente esclarecemos que a geração de ideias pode ocorrer de modo espontâneo e induzido. No modelo de indução existem diversas alternativas sendo o brainstorming uma delas. Assim, a primeira dica é não restringir a geração de ideias a um exercício de brainstorming. Há diversas outras formas. Mas pensamos em consolidar nosso aprendizado sobre essa técnica quando me deparei com um artigo da Harvard Management Update sobre o tema.

Algumas vezes o melhor é aprender, copiar e deixar para inovar onde necessário.
Transcrevo abaixo as recomendações para um brainstorming de sucesso! Aproveitem!

abs

Max

Regras para Brainstorming


Existem algumas regras que podemos seguir para termos Brainstorms produtivos nos dias de hoje. Esta é uma receita de sucesso para geração de ideia com a sua equipe:

1.Evite julgamentos. Não rejeite a idéia de alguém se você não gostou...coloque no quadro e talvez seja possível trabalhar ela mais tarde.

2. Busque quantidade. Ter 100 ideias é melhor do que 10, não importa o que você pensa inicialmente sobre a qualidade. Tente estabelecer uma meta de quantidade de ideias a serem obtidas em um determinado espaço de tempo para garantir combustível.

3. Um de cada vez. Quando diferentes conversas estão ocorrendo entre a equipe, ninguém consegue se focar.

4. Seja visual. Rascunhe suas ideias para os seus colegas. Isso vai comunicar a sua idéia mais claramente que apenas palavras, e você ainda pode inspirar algumas novas ideias.

5. Dê um título a sua idéia. Faça isso rápido e sem enrolação, então passe para a próxima.

6. Reconstrua a idéia de outros. Isso estimula as perspectivas de diversas equipes e pode ser especialmente útil quando você se sente preso.

7. Se foque no tópico. A sua ideia de um celular comestível é incrível, mas não durante um brainstorm para tornar ópera mais animada para as crianças.

8. Encoraje ideias selvagens: Quanto mais louco melhor...você nunca sabe o que sua equipe é capaz de fazer com isso.

Para ver essas regras em ação confira esse vídeo feito pelos graduandos John Shinozaki and Jaki Clark, pela estudante de PhD em biologia Leticia Britos, pelo professor da d.school Adam Royalty, e pela professora da East Palo Alto Phoenix Academy Melissa Pelochino. Eles também fizeram esse video sobre como “não” fazer brainstorm.

Nenhum comentário: