segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Quer criar um carro novo? Co-criação na FIAT


Olá,

Tudo bem? Depois de comentar as mais inovadoras do Sul da Revista Amanhã na qual desenvolvemos um teste pra medir as competências dos executivos para inovar para relatar um caso de co-criação. Co-criação tem sido um conceito bem difundido dentro do campo da inovação. O especialista do MIT Eric Von Hippel escreveu muito sobre essa possibilidade de colocar o cliente dentro do processo de desenvolvimento de novos produtos, processos. Enfim, chamar o cliente pra inovar junto com a empresa. A matéria abaixo da Revista Exame aborda o tema. Acessei o site! Muito legal! Tem orientações sobre como colaborar, como dar ideias.... Não importa que o carro não será comercializado (é um carro conceito). Essa iniciativa sinaliza a mudança dos processos de inovação mesmo em gigantes como a Italiana Fiat. Mais e mais setores percebem que as alternativas de open innovation e co-criação são ótimas oportunidades se bem administradas. Falamos muito nisso no Gestão da Inovação na Prática! Vale conferir! E você, quer criar um carro junto?
abs
Max

Quer ajudar a criar um carro?

por Cristiane Correa

Em agosto, a subsidiária brasileira da Fiat colocou no ar um site que convida os consumidores a mandar idéias que possam ser incorporadas a um carro conceito da montadora. À primeira vista a ideia pode soar um tanto maluca. Será que os clientes tem interesse em participar de algo assim? E mais: será que as ideias seriam viáveis? Um balanço do desempenho do projeto mostra que a resposta é sim – para as duas perguntas. Mais de 1 milhão de visitantes já passaram pelo site e quase 11 600 sugestões foram cadastradas. Uma das mais curiosas é a do “carro-refil”, que permite que o consumidor troque algumas peças e acessórios sempre que a montadora faça atualização do visual do carro (assim, seu carro estará sempre com cara de novo).
Por que a Fiat está levando adiante essa iniciativa de de criação colaborativa? “O modelo que a indústria usou até agora para desenvolver automóveis, baseado em conceitos como Taylorismo e Fordismo, remete ao século passado. As montadoras precisam buscar uma nova maneira de criar seus produtos”, disse João Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat. Para Ciaco, esse exercício de futurologia feito agora em parceria com consumidores é um teste que poderá servir como uma espécie de inspiração para o desenvolvimento de novos carros comerciais da montadora.
A partir de janeiro, a Fiat vai começar a selecionar as ideias do site e colocar algumas delas em prática. O carro conceito (lembro novamente que ele não será comercializado) será apresentado no Salão do Automóvel, no segundo semestre de 2010.

Um comentário:

Anônimo disse...

Todos insiste em fazer um carro 100% eletrico, isto na verdade não passa de baterias recarregavel,
porem muito pesada,e com pouca autonomia de percurso.pouco sugestivo.
GANHA DE UM LADO,PERDE DO OUTRO,PORQUE VAMOS PRECISAR DE MAIS USINA HIDRELETRICA PARA ALIMENTAR MAIS COMPONENTE
Precisamos na verdade,e racionar o petroleo.
Sugestão:fabricar motores pequenos, não para propulsão,mais que gera energia,
e esta energia anexo uma bateria modificada,
vai movimentar o motor eletrico de propulsão.
imagina com um litro de gasolina poder andar 1000 km

MODIFICAR É INOVAR´,CRIAR É TRANSPIRAR